sexta-feira, 30 de abril de 2010

Décimo Terceiro Dia - Segunda Parte

Continuação do Décimo Terceiro Dia...
Depois do jantar, o Marcos putanheiro estava no telefone e após desligar chorou tanto tanto tanto.....quase peguei ele no colo, mas não consigo, então perguntei se queria conversar, ele disse que sim...fomos para o meu quarto com a porta aberta e a cadeira na porta porque não pode entrar outro interno no quarto e o abracei muito....ele só falava assim: “meu pai tem tanto dinheiro, não precisava estar fazendo isso comigo, estou com muita saudade da minha namorada e ela está quase desistindo de mim por causa da pressão da minha família. Estou sofrendo muito”. Ele está aqui só tomando ansiolitico mesmo. Imagina o quanto não está sofrendo. Fica a dúvida: mulher ou homem.
Ele me abraçou e após melhorar um pouco, eu disse para ele se acalmar porque estão apenas  há 6 meses juntos, é pouco tempo para pensar em casamento e não vale a pena brigar com a família, tem que chegar num acordo e nada como o tempo para isso né? Pedi para ele ler o livro “Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor”....talvez passe essa fase da paixão e eu não tenho esse menino maravilhoso comigo hein? Porque é um anjinho....se não for viado é claro! Mas desejo o bem dele tá? Não estou rogando praga. Sabe o que ele me respondeu? Você é muito querida, maravilhosa, obrigada por tudo! Foram poucos minutos isso...afinal aqui está cada um para cuidar de si e cada um com seus problemas.
Liguei para casa hoje, falei com a mãe, Rafaela e Fábio....contei que tomei um porre de de quentão, feito com suco de uva!!! !Só riram
Disse que não tinha problema em não me visitar porque a estrada está horrível, muito barro
Sabe para quem liguei? Para o Márcio.....Jota Quest. Nossa, ele falou tantas coisas lindas para mim....tão legal!
É bom não perder contato...ainda tenho que conhecer Belo Horizonte. Falta de convite não é!
Olha a música agora da novela .....VOCÊ NAO VALE NADA MAS EU GOSTO DE VOCÊ, TUDO O QUE EU QUERIA ERA SABER PORQUE............. ADORO....ME IDENTIFICO TANTO COM O MEU EX, NÃO SEI PORQUÊ?!
Salmo Jo 35-36 página 350.
Esqueci de contar::::hoje pela manhã fui dar comida aos pássaros, coloco sacola de plastico nos pés porque é tudo lama e se eu fosse atrás de dois funcionários que por dois dias me falaram, está chovendo, não precisa por comida....eu disse:;pois é então tu também não come hoje tá? Tá chovendo....
Vi uma cachorra na porta da cozinha desesperada de fome, ficou tão feliz quando me viu, nem me conhecia.....pulou, brincou me beijou....mandei fazer 2 hamburguers para ela, sabe como agradeceu? Ficou de barriga para cima e pediu carinho na barriga....e depois foi comigo dar comida para os pássaros, claro que dei para ela também, mas não gostou muito não, muito farelo tadinha....depois corremos mais um pouco na chuva até eu devolver o baldinho da comida dos pássaros e ela se foi.............molhada, na chuva, com fome ainda e frio, mas feliz por ganhar amor, carinho e um pouco de comida e não um chute....tipo sai daqui seu vira lata de merda!.
Boa noite!!!!! Só de lembrar da cachorra já chorei!.
Está passando o “olho grande”, no Zorra Total, e ADIVINHA DE QUEM LEMBREI? CLARINHA MEU ANJINHO!!!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Décimo Terceiro Dia - Primeira parte

Escrito por Francine:

13 DIAS-  SÁBADO -  27 DE JUNHO

Tenho que ser internada de novo, estou ficando louca mesmo....um frio enorme, acordei às 05:40 hs, voltei a dormir, mas levantei às 6:30 hs e fui tomar banhooooooooooo??????????????????? Louca, estou ficando louca, me internem de novo. Ah....e ainda fiz alongamento antes! Frio pra caralhoooooooo e ainda lavei o cabelo, sequei, tomei 2 copos de nescau e fui pro café da manha. Não fumei depois do café, estou tentando diminuir. As 9:00 hs teve ensaio da quadrilha. Meu par é o Júlio, começou a abusar na hora de dançar juntos, que nem forró e depois na hora da dança do minhocão deu um tapa na minha bunda, não senti na hora , mas outras pessoas viram e ele fez aquela cara de tarado. E na hora de coroar os noivos ele não ficava com as mãos acima da minha bunda e sim na bunda e eu sempre esquivando,......fui me irritando. Conversei com a coordenação e pedi pra trocar de par pelo fato de não estar me sentido a vontade e não ter afinidade com ele, e também dançaria de mau humor, que quase não sou mal humorada né?
Ensaiamos 3 vezes e começamos a arrumar a festa. O almoço foi maravilhoso, com todos os familiares dos médicos e trabalhadores daqui que vieram já para a festa junina. Alguns dos pacientes também trouxeram seu filhos e familiares. Teve a pescaria....não pesquei nada para Clara, só tinha presente de merda....prefiro comprar outra coisa. Teve entrevero, delicioso. Às 14:00 hs começou a festa. Primeiro teve o casamento caipira com a participação dos funcionários, foi bem legal e engraçado. Após dançamos a quadrilha, deu tudo certo. Meu par foi o Joaquim e dançamos bem certinho e sem abuso!!!Juro! Comi igual uma porca.......e criança né? Pipoca, paçoca, pé de moleque, bolo, pinhão e um balde de quentão de suco de uva, mas acho que tinha um vinhozinho, porque sei lá......fiquei bêbada psicologicamente hahahahahah, estufadaaaaaaaaaaaaa......imagina no que deu? Caganeira né? A festa acabou as 17:00 hs e fui dormir, acordei as 19:15 hs e tomei banho e jantei , ainda consegui jantar....claro, dormir dá fome e comer da sono!!!!!!
Conversei com as pessoas um pouco. Adriana vai embora amanhã. Escrevi uma cartinha para ela dizendo que adorei conhecê-la e só por hoje não, para sempre nossa amizade! Uma menina com coração de ouro que tem depressão profunda ha mais de 10 anos!
Chegou mais uma interna nariguda que não sei o nome, depressão também! Só chora.

Continua amanhã.....

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Décimo Segundo Dia

Escrito por Francine:

12 DIAS-SEXTA -FEIRA - 26 DE JUNHO

Às 8:35 hs teve palestra sentimental com Dr João. Pergunta minha, a qual ele achou brilhante.
Fran: Dr., no estado crítico de minha dependência a chegar ao ponto de paranóia, eu fazendo o tratamento, não sei por quanto tempo, mas com essa paranóia eu vier a ter uma esquizofrenia, é normal? Pode acontecer de eu ter essa doença? Pois o vício, como já comprovado, não sai do seu corpo!.
Resposta: Pode sim.....................
PUTAS Q O PARIU! (SEGUNDO MEU TIO) Será que vou ficar igual ao Tarso da novela?
Tomei medicação antes da palestra e xarope, estava com um sono fudido, pedi para me retirar somente para lavar meu rosto, ele não deixou. Disse que se eu quisesse poderia apenas me retirar e ir dormir. Respondi então que ficaria até o final da palestra (sempre me testando, incrivelllllllllllllllllllll) Engraçado que duas pessoas saíram para ir ao banheiro e sem pedir permissão....ele deixou!
OK. Ele contou um caso assim: quando vou a palestras levo um isopor com garrafas de água e digo que é apenas 5 reais, mas estão cheias de coliformes fecais, é baratinho, apenas 5 reais.....ninguém compra. Depois digo que estou com várias petecas de cocaína, que o grama custa 50, 60, 70 reais.....e todo mundo compra. Legal né? Quanta mistura não tem ali?
Eu disse que não tomava água de qualquer lugar devido a Giardia e alertava meus clientes para sempre dar água mineral ou filtrada para seus animais, devido a giardiase. Ele deu risada!!!!!!!!!!!!!! E você cheira cocaína e está preocupada com a Giardia.
Paulada atrás de paulada!!!!!! É isso aí
Mas não deixo de ser elogiada por ele.....Mas para terminar ele completou: se eu tivesse cocaína agora aqui você cheiraria né? Eu respondi......E POR QUÊ NAO? SE ESTÁ COM VOCÊ....VOCÊ TRAFICA? OU CHEIRARIA TAMBÉM? HAHAHHAHAHAHAHAHA!
10 A 0 PARA MIM!
11:00 hs palestra administrativa sobre final de semana. Após, almoço, comi um boi, conversei com Joca(Joaquim), já estou íntima.
Após fui dormir, graças a Deus, estava com muito sono. Às 13:15 hs me acordaram para dar medicação.Voltei a dormir. Acordei 14:00 hs para ensaiar a quadrilha....risada na certa....café da tarde, misto quente e muito chocolate.
Fui fazer os retalhos na calça para a festa junina, com toda minha prática ficou horrível....graças a Deus Adriana com toda sua boa vontade, fez para mim.
Sino tocou, jantar com hamburguer eeeeeee, comi dois e depois bolo de cenoura com chocolate!!!!!! labaredaaaaaaaaaaaaaaaaaa total, coitado do enfermeiro que vem me dar medicação daqui a pouco aqui no quarto.
Conversei durante o jantar com Joca sobre negócios .....ele já administrou alguns lugares, trabalha com isso, me deu dicas legais....estamos nos dando bem.
Após, o enfermeiro (que é um amor de pessoa que é aquele que fez os dois mistos quando passei mal na janta e não jantei lembra?) Pois é, acendemos a lareira e ele tocou violão e os loucos cantaram, cada um no seu ritmo....já imaginou o que saiu?
Um imaginou que estava fumando maconha, o outro cheirando, o outro numa rave o outro cheirando lança, o outro no mundo da lua e a Ana esquentando a bunda na lareira, que se fosse eu....já estaria la em cima da chaminé.....ahahahahahahah! Quando começaram as músicas sertanejas, saiu merda no nome das duplas né? eu e Anderson....cheirakrinho e cheiradinha! hahahahaha... Só que foi tudo muito rápido, que pena! Tava tão gostoso. Depois eu e o Anderson conversamos bastante. Ele confessou que está afim da Ana e ela dele, e Júlio está com ciúmes .......BBB total isso aqui!!! Falando em Ana tadinha, gosto dela, mas poxaaaaaaaaaaaaa veio me pedir um absorvente, doação, porque ela estava menstruada. Na hora fui na recepção e perguntei se tinha absorvente pra vender.Tinha! Não emprestei.Hoje de manhã chegaram 2 internas novinhas........... uma de 54 e outra de 56, irmãs. Ambas com depressão. Ana viu que uma delas fumava Hollywood e perguntou com aquele sotaque de gaúcha: que cigarro tu fuma guria? Me dá um? Porra, com a carteira de Carlton dela no bolso.....bem, é por isso que ela está aqui né? Cada um com seus defeitos. Estou achando que sou a menos louca daqui! Fabiana foi uma mãezona no começo, mas nossa, como ela transmite uma energia negativa péssima, não consigo nem sentar perto dela mais...... não me faz bem....mas jamais trato mal e converso quando possível pois estou cuidando muito mais de mim aqui!!!
FALEI COM A MÃE E MINHA IRMÃ HOJE! ESTOU COM SAUDADE DA MINHA FAMÍLIA. A CLARINHA ESQUECEU DE BRINCAR NO MEU CARRO, TADINHA HAHAHAHAHAHAH!!!!!!




Abraços
Isabela

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto de um livro

Escrito por Francine no dia 26 de junho de 2009. Ela retirou esse texto de algum livro,eu imagino, mas não sei qual.

VOCE É ESPECIAL
" VOCE PODE TER DEFEITOS, VIVER ANSIOSO E FICAR IRRITADO ALGUMAS VEZES, MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE SUA VIDA É A MAIOR EMPRESA DO MUNDO
SÓ VOCÊ PODE EVITAR QUE ELA VÁ A FALÊNCIA. HÁ MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM, ADMIRAM E TORCEM POR VOCÊ.
É IMPORTANTE QUE VOCÊ SEMPRE SE LEMBRE DE QUE SER FELIZ NÃO É TER UM CÉU SEM TEMPESTADES, CAMINHOS SEM ACIDENTES, TRABALHOS SEM FADIGAS, RELACIONAMENTOS SEM DECEPÇÕES.
SER FELIZ É ENCONTRAR FORÇA NO PERDÃO, ESPERANÇA NAS BATALHAS, SEGURANÇA NO PALCO DOS MEDOS, AMOR NOS DESENCONTROS;
SER FELIZ NÃO É APENAS VALORIZAR O SORRISO, MAS REFLETIR SOBRE A TRISTEZA. NÃO É APENAS COMEMORAR O SUCESSO, MAS APRENDER LIÇÕES NOS FRACASSOS.
NÃO É APENAS TER JÚBILO NOS APLAUSOS, MAS ENCONTRAR ALEGRIA NO ANONIMATO.
SER FELIZ É RECONHECER QUE VALE A PENA VIVER APESAR DE TODOAS OS DESAFIOS, INCOMPREENSÕES, E PERÍODOS DE CRISE;
SER FELIZ NÃO É UMA FATALIDADE DO DESTINO, MAS UMA CONQUISTA DE QUEM SABE VIAJAR PARA DENTRO DO SEU PRÓPRIO SER;
SER FELIZ É DEIXAR DE SER VÍTIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA
É ATRAVESSAR DESERTOS FORA DE SI, MAS SER CAPAZ DE ENCONTRAR OÁSIS NO RECÔNDITO DA SUA ALMA.
É AGRADECER A DEUS A CADA MANHÃ PELO MILAGRE DA VIDA
SER FELIZ É NÃO TER MEDO DOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS
É SABER FALAR DE SI MESMO. É TER CORAGEM PARA OUVIR UM "NÃO". É TER SEGURANÇA PARA RECEBER UMA CRÍTICA, MESMO QUE INJUSTA.
É BEIJAR OS FILHOS, CURTIR OS PAIS E TER MOMENTOS POÉTICOS COM OS AMIGOS, MESMO QUE ELES NOS MAGOEM.
SER FELIZ É DEIXAR VIVER A CRIANÇA LIVRE, ALEGRE E SIMPLES QUE MORA DENTRO DE VOCÊ.
É TER MATURIDADE PARA FALAR QUE : " EU ERREI"
É TER OUSADIA PARA DIZER: "ME PERDOE"
É TER SENSIBILIDADE PARA CONFESSAR: "EU PRECISO DE VOCÊ"
SER FELIZ É TER CAPACIDADE PARA DIZER : " EU TE AMO"
DESEJO QUE A VIDA SEJA UM CANTEIRO DE OPORTUNIDADES PARA VOCÊ.”

Muito bonito e muito triste ao mesmo tempo, se levarmos em consideração o contexto. Era o que ela procurava ser e pensar, mas não conseguia. Ela queria ter uma vida diferente, ser feliz, gostar dela mesma. Mas sempre foi muito difícil, aceitar as críticas, tentar melhorar, ter um humor melhor. Nunca descobrimos, mas o médico achava que ela tinha transtorno bipolar, por isso se envolveu com drogas. Não deu tempo. Conversamos com uma profissional, quando íamos mudar o tratamento dela, que nos falou que o segredo era acertar o medicamento. Quando acertássemos o remédio certo para ela,  grande parte dos problemas estariam resolvidos. E tudo seria mais fácil. Infelizmente, não deu tempo.
 
Grande abraço
Isabela

terça-feira, 20 de abril de 2010

11o DIA - Segunda Parte

Continuação do 11o dia....
Escrito por Francine:

Fiz amizade (hoje durante o jantar que teve carreteiro e comi duas vezes, depois um bolo e um charge) com um interno, o Joaquim, que mora em Curitiba, mas é do Rio de Janeiro. Já esteve aqui outras vezes e o problema dele é o álcool mesmo, agora nessa fase, porque já fez de tudo também. Ele administra um Hotel. Já foi casado e tem um filho com uma mulher que mora em Floripa, mas hoje são separados. Conversamos muito e achei ele bem interessante. Conhecemos algumas pessoas em comum. Ele é muito amigo do Ricardo Mansur.Opaaaaaaaaaaaaaaa quem sabe não encontro minha alma gêmea nessas festinhas básicas do Café de La Musique hein?????
Mas ele é muito querido mesmo. Chegou mal aqui, sempre sentou sozinho na mesa e ficava lendo um livro. Hoje resolvi sentar com ele e ali partiu nossa conversa. Já trocamos Orkut, e-mail e telefone.
Depois do jantar ficamos na parte externa fumando e dando muita risada com as historias do Anderson (crackeiro), da Ana, que hoje está bem melhor e com um humor ótimo e bem querida, com o Joaquim e a interna que chegou ontem e não sei o nome. Anderson falou de roubo, tráfico, acidente de carro, festas e de até vender latinha de cerveja com xixi dentro para juntar dinheiro para entrar nas festas. Hoje ele tem uma Brasília e faz rali com ela. Ele disse que não teve fissura nenhum dia e que está super bem, mas está louco para sair daqui pelo fato de ser um tédio. Aliás, tem muita gente reclamando disso, inclusive a Adriana, que vai embora, pediu alta, porque em 10 dias gastou mais de 6 mil reais e o tratamento dela de depressão é o mesmo que ela está fazendo em casa. Tadinha, estava super triste.
Eu me afastei um pouco de todos, hoje me cuidei mais, tomei um banho super gostoso, estou aprendendo a ser mais organizada, menos preguiçosa, Limpando bem meu rosto, passando creme todos os dias....só preciso diminuir o cigarro! Calma lá, uma coisa de cada vez né? Mas essas medicações dão um sonnnnooooo e uma fomeeeeeeeeeeee.

DESESPERO TOTAL: CHEGUEI COM 54 KILOS, ESTOU COM 59, em 11 dias SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!
Spa depois daqui, desde q tenha Unimed hahahahahahaha!
Dormi cedo, mas acordei muito de madrugada, agoniada.

Uma parte do livro diz assim:
O vicio se caracteriza quando há 3 condições:
1 Compulsão repetitiva para buscar aquele prazer
2 Tolerância aumentada, ou seja, é preciso doses cada vez maiores.
3 Sindrome de abstinência, o organismo e/ou psique sofrem sua falta

Não são as más companhias que aliciam o filho ou fazem pressão para que ele use drogas, já existe dentro dele o desejo de experimentá-las.

Sistema de recompensa:
O cérebro em transformação, " a euforia do comportamento de risco vem da liberação de grandes quantidades de dopamina sobre o núcleo acumbente, associada a ação direta de outro hormônio do estresse, o cortisol, este sim capaz de atravessar a barreira entre o sangue e o cérebro e ativar diretamente o sistema de recompensa ".
Resumindo: o estresse estimula a glândula supra-renal a produzir o cortisol que pelo sangue chega até a área tegmentar do cérebro, que então despeja dopamina sobre os neurônios do núcleo acumbente. Assim funciona o sistema de recompensa.
O prazer é resultante da estimulação desse sistema. Tal estimulação é resultante da ação realizada pela pessoa. Resumindo: essa ação provoca prazer. Todas as experiências e ações da vida que provocam prazer alimentam o sistema de recompensa, e é graças a esse sistema que a vida continua, isto é, buscamos comer, dormir e ter vida sexual, etc. Entretanto, é também graças a ele que surge o víicio , o qual se caracteriza naquelas 3 condições citadas um pouco acima.
ANTES DE DORMIR, CHOREI MUITO AO LER A BÍBLIA, LUCAS 8 PAGINA 31, A FILHA DE JAIRO E A MULHER QUE TOCOU O MANTO DE JESUS CRISTO!!!!



Um grande abraço
Isabela

segunda-feira, 19 de abril de 2010

11o DIA - Primeira Parte

Escrito por Francine:

11o DIA - QUINTA-FEIRA - 25 DE JUNHO

Fui acordada na marra, que preguiça. BÍBLIA - MATEUS 13 PAGINA 591 : A GERACAO PERVESA PROCURA SINAL; É O ESPIRITO IMUNDO QUE VOLTA!!! Fiz aquecimento e fui tomar medicação.café da manha DAQUELES, COM 2 COPOS DE NESCAU ANTES, NO QUARTO! Fomos ensaiar a quadrilha para a festa junina que faremos no sábado, o famoso quentão de suco de uva (legallllllllllllllllllll). Foi muito engraçado. Meu parceiro é o Júlio. Ensaiamos três vezes, nossa como foi difícil, demos muita risada. E claro, teve gente que não participou, outras que só reclamavam e tal.....aquela coisa.
As 11 horas ensaio novamente, falei, tomei medicação e dopei. Acordei no almoço, atrasada e estava uma delicia a comida, purê de batata, arroz, feijão e um frango que não como nem a pau, ainda mais depois de ter feito pós-graduação em inspeção. Não sabia qual deles cantava mais ali dentro da panela hahahahahahahahahahah!!!!!
Medicação, sono, acordei 13:50 hs e fomos ensaiar a quadrilha....Fabiana não pôde participar, o joelho dela estava doendo. Ai senhor dai-me forcas!!!!! Na hora do casal esquisito dançar no meio da quadrilha, a Aline nem precisou ensaiar. Ai como sou maldosa! Mas ri demais. Foi gostoso e distraído!
Após, li mais uma parte de anjos caídos, livro do Içami Tiba, e depois fomos tomar café da tarde. Pedi um misto duplo, depois comi dois pães de forma com margarina, depois bolo de fubá com doce de leite e ...medicação.....
Consulta com Dr João!
Conversamos sobre o que ele achou do que escrevi no QUE BOM, QUE PENA, QUE TAL!
Ele achou bacana, disse que estou em fase de uma abstinência muito grande, por isso a crise de ontem, mas que estou evoluindo muito bem. Disse que costuma falar assim:
IN e IM e DES , dessa forma vamos procedendo.
INCAPACIDADE, INFELICIDADE, INSATISFAÇÃO, INCERTEZA, INDEFENIÇÃO, INSEGURANCA, INTOLERÂNCIA, IMPACIÊNCIA, DESCONTROLE, DESAMOR, DESAFETO, DESATENÇÃO......E ASSIM VAI NÉ?
GOSTEI! ME ANIMOU BASTANTE.
Estou melhorando na minha recuperação, alias, estou tendo muita força de vontade, mas disse que
é apenas o começo....para bom entendedor, meia palavra basta.

Continua amanhã....

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Décimo Dia - Segunda parte

Continuação do décimo dia....

EU SOU RESPONSÁVEL , QUANDO QUALQUER UM, SEJA ONDE FOR, ESTENDER A MÃO PEDINDO AJUDA, QUERO QUE A MÃO DE AUTO- AJUDA (AA) ESTEJA SEMPRE ALI; E POR ISSO EU SOU; EU SOU RESPONSAVEL.

ORAÇÃO:
CONCEDEI-NOS SENHOR A SERENIDADE NECESSÁRIA PARA ACEITAR AS COISAS QUE NÃO PODEMOS MODIFICAR, AQUELAS QUE PODEMOS E SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMA DAS OUTRAS.

VOTO DE CONFIANÇA:
EU SEGURO MINHA MÃO NA SUA E UNO MEU CORACAO AO SEU PARA QUE JUNTOS POSSAMOS FAZER TUDO AQUILO QUE NÃO CONSIGO FAZER SOZINHO. TUDO ESTARÁ BEM ENQUANTO OS LAÇOS QUE NOS UNEM FOREM MAIS FORTES DO QUE AQUELES QUE NOS SEPARAM. E NO AMANHÃ MAIS NOS SERA REVELADO.....

SÓ POR HOJE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hoje não teve nenhuma situação engraçada, só com a Aline, ficou mexendo no cabelo da Ana e Ana surtou....disse que se ela ficar mexendo, o mega hair vai cair e ela vai pagar. Depois ela , Aline, veio e deu 3 tapinhas na minha bunda e falou: é bom levar tapinha na bunda de vez em quando né? E eu respondi: de homem sim, porque em mulher dou na cara! Não se contentando com o corte, veio pedir um gole do meu guaraná do meu copo que já estava no final e porra é R$ 2,50 cada lata. Dei, mas também na próxima vez........jogo guaraná na cara.
Me afastei de pessoas negativas hoje....muito chatas, energia negativa que tu sente na hora. É terrível. Um saco.Fabiana foi uma....que só reclamou o dia todo....fiquei bem na minha hoje !!
Jantar, nossaaaa, cachorro quente, comi muito pra variar e depois bolo de fubá com doce de leite. Subi pro meu quarto e comi chocolate. Já imaginou quando eu engravidar? Bem, por enquanto estou competindo com o tio Luiz para ver quem explode primeiro!
O Dr. João deixou bem claro que aqui cada um tem que pensar em si e cuidar da sua doença e esquecer os demais, apenas cuidar de si, pois eles têm uma equipe bem preparada pra isso. A Fabiana está me irritando.....dificilmente sorri, quer cuidar dos problemas de todo mundo,e está sempre reclamando de algo. Percebi o quanto isso é insuportável, uma pessoa ser assim, e eu já fui assim algumas vezes, mas não como ela, pois ela tem essa doença, mas fica se metendo em tudo, achando que por ter uma idade mais avançada, ela tem mais experiência e cabeça do que todos E também costuma dizer que passou por um problema muito serio há 25 anos e por isso ela se trata há 25 anos e tem depressão, bipolaridade e síndrome do pânico.....não sei do que, só se for quando se olhar no espelho hahahahahha! Brincadeirinha!!!!
Muita energia negativa em algumas pessoas...sinto-me pesada, péssima, pessoas querendo te dar conselhos .....vai se fuder, vai tratar teu problema meu! Me deixa em paz!
Gilson disse que eu seria a primeira eliminada no BBB porque sou estressada, eu respondi que não, que ganharia ou pelo menos chegaria longe longe....poxa até brinquei hoje quando eles acenderam a lareira....cheguei perto e perguntei se eu peidasse ali o que aconteceria? Ele disse: tu sobe, vai junto com a fumaça hahahaha! Não sou normal! Cheguei a essa conclusão!
Boa noite! Fissura passou!!! Estou melhor mas com energia pesada!!
Só por hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 14 dias limpa( sem álcool e drogas, porque de comida, Senhorrrrrrrrrrr me ajude!
ANTIGO TESTAMENTO 1 REIS 13 PAGINA 237 : O PECADO DE JEROBÃO

terça-feira, 13 de abril de 2010

Décimo Dia - Primeira Parte

Escrito por Francine:

10 DIAS -  QUARTA-FEIRA - 24 DE JUNHO

Por incrível que pareça, acordei as 6 e meia da manhã, arrumei todo o quarto, me vesti pra fazer caminhada, fiz alongamento, super calma, eu estava com  uma disposição incrível. Abri a janela e aquele tempo horroroso, chuviscando e com lama.....acho que por isso quis caminhar né? Não tinha possibilidade. Mas mesmo assim depois do café da manha fui na lama mesmo dar comida aos pássaros.
Logo tivemos a sessão sentimental com o Dr. Francisco. Perguntei sobre meu caso, a minha doença.....e assim percebemos como é a diferença de um médico para o outro. Não soube explicar direito como o Dr. Marcos ( Dr. Marcos Zaleski, um ótimo psiquiatra de Florianópolis que ela consultou pela primeira vez). Mas ele é muito querido, só que muito antiquado. Perguntei sobre o uso de ketamina e ele não soube o que era.Só para saber....nunca utilizei tá?
Logo após tivemos um vídeo sobre alcoolismo.
Apos almoço dormi e as 14 hrs tarefa dinâmica com as auxiliares de enfermagem: era assim:

QUE BOM (ESCREVA ALGO)
AGRADECER AO DR. MARCOS PELA OPÇÃO DE ESCOLHER ESTA CLÍNICA .ESTOU AMANDO ESTAR AQUI CRESCENDO PSICOLOGICAMENTE. MUITO BEM, JÁ ME SINTO OUTRA PESSOA. APRENDENDO A LIDAR COM PESSOAS TÃO DIFERENTES E PROBLEMAS DIFERERNTES DO MEU.TENHO MUITA FÉ, COISA QUE ANTES NAO TINHA TANTA IMPORTÂNCIA PARA MIM. APRENDENDO A ME VALORIZAR E AMAR. E, DESCOBRIR O QUANTO A FAMÍLIA É A BASE DE TUDO.A COMPREENSÃO, O RESPEITO, CARINHO, AMOR E FALAR EU TE AMO PARA ELES.QUE BOM QUE CONSEGUI CHEGAR ATÉ AQUI E ENFRENTAR ESSA DOENCA.



QUE PENA (ESCREVA ALGO)
AINDA PENSAR NA RECAIDA. QUE PENA EM TER PESSOAS QUE AINDA NÃO VALORIZAM O QUE TEM E SÓ RECLAMAM DA VIDA E NÃO APROVEITAM A OPORTUNIDADE DE ESTAR AQUI. QUE PENA, ATE EU MESMA NÃO APROVEITAR ESSA NATUREZA MAS ESTOU APENAS COMEÇANDO E TENHO CERTEZA QUE CHEGAREI LÁ.



QUE TAL! (ESCREVA ALGO)\
QUE TAL VOLTAR A SER A FRAN PROFISSIONAL, DEDICADA, BATALHADORA E GUERREIRA, CRESCENDO PROFISSIONALMENTE E ABRIR MINHA CLÍNICA VETERINARIA.
E, QUE TAL SER A FRAN EXTROVERTIDA, ALEGRE, FESTEIRA, SEM MAU HUMOR E JAMAIS JULGAR OS OUTROS SEM CONHECÊ-LOS. SOU CAPAZ E VOU SER CADA VEZ MAIS, SEM DROGAS, SÓ POR HOJE? NÃO!!!!PARA SEMPRE!
E QUE TAL ENCONTRAR MINHA ALMA GÊMEA?
QUE TAL ME INSCREVER PARA O BBB????? (BRINCADEIRA NÃO ESCREVI ISSO PARA O MÉDICO, MAS QUE VOU ME INSCREVER EU VOU!)

Chegou uma nova interna ontem com depressão e hoje estava em crise de choro, muito ruim mesmo e triste de ser visto.
Assisti novela da tarde e depois joguei General com a Ingrid, Vítor e Gilson que vai ter alta amanhã e está muito feliz.
Me deu uma crise forte....fissura desesperadora, ansiedade, desespero total. Pedi remédio para fissura e liguei para o Dr. Marcos. Ele me orientou e conversou comigo, Melhorei.Mas agora estou com sono. Comi 2 salgadinhos e 3 chocolates. Liguei pra minha amiga Carina.....me distrai e demos muita risada.Outra amiga me ligou também, fiquei muito feliz e disse que quero muito ajudá-la. Pois ninguém merece o que eu passei e só eu sei disso.Pois cada pessoa tem um sentimento e personalidade diferente. Então o que eu puder repassar o que estou aprendendo aqui, vou repassar.

Continua amanhã...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Carta da Mãe

Francine, minha filha:
Hoje faz 6 meses! A dor da saudade é terrível, parece que o peito vai explodir. Choro todos os dias, de manhã quando acordo o primeiro pensamento é em ti, e antes de dormir choro com saudades.
Eu ainda custo a acreditar que não estás mais aqui. Parece que é um pesadelo e que vou acordar, mas a verdade é outra e todos os dias relembro aquele 9 de outubro, quando o telefone tocou, às 17:00hs, era seu Hélio avisando que você não estava bem. Quando cheguei no Pet, às 18:00 hs, tu me olhasse e falasse: não chora mãe. E eu respondi: vamos Francine, vim te buscar. Quando parasse na porta eu disse: anda Francine, o que é agora? E perguntasse: posso me despedir do S. Hélio e da Dona Vera? Abraçasse e beijasse os dois e fosse para o carro, onde seu pai nos aguardava, tu estavas muito triste, com o olhar perdido, olhos arregalados. Fomos na casa da tia Nesinha para ela conversar contigo e te dar um passe espiritual, coisa que tanto gostavas. Lá chegando vocês conversaram bastante e contasse que tinhas usado droga durante o dia e prometesse a ela que não irias mais usar. Ela fez uma prece e tu deitada no sofá ficasse quase a dormir.
Quando nos preparávamos para ir embora, pedisse para ir ao banheiro e pedisse a bolsa, eu respondi na mesma hora que a bolsa não poderias levar. Entrasse no banheiro e com a porta trancada eu fiquei batendo, pedindo para abrir. Saísse do banheiro e voltasse para a sala. E perguntei: por que Francine, voltasse a usar droga? E me respondesse: porque o ......(o homem que afundou ela nas drogas) me chamou de covarde e eu resolvi voltar a usar. Então usasse agora no banheiro? Ela respondeu: sim, eu tinha que fazer isso mãe, foi minha despedida. E eu pedi para ela me entregar o que mais tinha de droga. Ela levantou, tirou de dentro da calça um saquinho de plástico com o pó e me entregou. Fui até o banheiro, coloquei aquele pó no vaso sanitário e dei descarga. Voltei para a sala e quando eu e teu pai olhamos, estavas tendo soluços ou convulsão. O pai perguntou: o que tens Francine? E eu já nervosa falei: ela está tendo uma convulsão, chama um médico. Foi chamado um vizinho cardiologista que chegou em poucos minutos. Quando olhei, notei que estavas toda roxa em volta da boca. Eu e teu pai saímos em busca de socorro e ligamos para o SAMU. Eu, sem coragem, não cheguei mais perto. O Mauro, o médico e a tia Nesinha ficaram ali tentando te reanimar. O SAMU demorou a chegar porque eram quase sete horas da noite e o trânsito estava horrível. Quando chegaram, nada mais poderia ser feito, tinhas partido.
O desespero tomou conta de todos, eu gritava desesperadamente, não acreditando no que tinha acontecido, Todos os dias eu penso: será que poderíamos ter feito algo mais? Onde erramos?
Tinhas tantos planos, querias te especializar em felinos, ter sua própria clínica, viajar, namorar. Querias muito um namorado, saísse com alguns garotos, mas ainda não tinha dado certo. Passasse por algumas decepções.
Conforme os dias passam, a saudade aumenta. Nada irá fazer com que voltes. É difícil superar a morte de uma filha, ainda mais da forma como aconteceu. Tem dias que estamos para baixo. É terrível, vários amigos tentam ajudar, mas é muito difícil a resignação, o aceitar.
Tudo está sendo muito difícil e doloroso passar, primeiro foi o casamento do seu irmão Fabio e Rafaella, no dia 7 de novembro passado,depois o Natal, 1o do ano,o verão na casa de praia e agora a Páscoa, tudo sem a sua presença. E assim eu e seu pai vamos sobrevivendo a cada dia, chorando muito e nos unindo cada vez mais com Isabela/Alex Fabio/Rafaella e Clara, única neta, nossa maior alegria.
Às vezes eu penso que podia ter um telefone lá no céu, já pensou eu falar contigo todos os dias e poder matar um pouco a saudade?
Mas como não é possível, eu fico aqui convivendo com a dor, relembrando, chorando e esperando o dia em que eu vou te encontrar e aí sim nos abraçarmos e matar toda a saudade.
De sua mãe
                       Leila

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aniversário da Carol

Parabéns Carol!!!! Como você pediu, estou colocando umas fotos suas e da Fran, que mostra um pouco da trajetória de vocês. Eu lembro que ela sempre me falava: "Isabela, eu e a Carol não conseguimos ficar muito tempo se nos falarmos. Mesmo cada uma tendo a sua vida, chega uma hora que não dá mais, uma tem que ligar p/ a outra só p/ saber como está". Ela dizia que não exisitia ninguém no mundo como você. A cumplicidade entre vocês era inexplicável, uma amizade muito bonita.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nono dia - segunda parte

Continuação do Nono dia....

Café da tarde,pedi um misto completo.....pão de hamburguer, queijo, presunto e ovo (imagina depois no que deu né?)
A Ana está com uma mania horrível....tem o cigarro dela e pega o dos outros o tempo todo. Já chamei atenção e aos poucos vamos descobrindo a personalidade de cada um. Ela é legal, festeira louca e tals.....mas posso estar julgando mal...aconteceram situações esquisitas na clinica ao qual ela estava envolvida, em dizer que uma revista era dela e não da guria que estava com a revista.Outra de ficar pedindo meu Nike emprestado....não emprestei. Outra de sempre querer ir ao banheiro quando estamos na sessão do grupo e não tem ninguém cuidando dos quartos que não tem chave. Ela tem carteira de cigarro na mão e pede o dos outros....deve ter outro tipo de doença né? E não o fato de estar aqui só por drogas. Hoje durante a janta também estávamos chegando a conclusão que Marcos não está envolvido com uma prostituta, mas sim com um homem....e agora???????????? Cu serve pra cagar poxa....um menino tão lindo. Mas não sou preconceituosa não tá? Respeito a opção sexual de cada um.
Estou me afastando de algumas pessoas que quando chego perto transmitem energia negativa e só reclamam e falam mal dos outros....sempre com algum problema.....ou seja, não vão se recuperar né? BBB total isso aqui. E só quem está aqui sabe como é difícil se manter num lugar longe e fora da realidade. Mas está me fazendo muito bem. Se eu vencer e sair em 30 dias, não vou ganhar um milhão, mas vou ganhar uma vida nova! Que vale mais do que qualquer milhão...a não ser que seja um milho cozido.
Teve a sessão de troca de tarefas e eu pedi pra continuar com a comida dos pássaros....com a cara de cu da enfermeira, consegui continuar. Tomei remédio e dormi das 16 as 19 horas. Jantar, conversa e cama. Detalhe: Bernardo discutiu com o médico e foi expulso da clínica, vai embora amanhã!
Vou escrever uma coisa muito legal que foi o trabalho do sol com perguntas e respostas:

REGRAS PARA A FELICIDADE ETERNA:
1 O SENTIMENTO PIOR? O RANCOR
2 A PIOR DERROTA? O DESÂNIMO
3 O MAIOR ERRO? O ABANDONO
4 A COISA MAIS FÁCIL? ERRAR
5 O MAIOR OBSTÁCULO? O MEDO
6 O DIA MAIS BELO? HOJE
7 A RAIZ DE TODOS OS MALES? O EGOÍSMO
8 A DISTRAÇÃO MAIS BELA? O TRABALHO
9 A PESSOA MAIS PERIGOSA? A MENTIROSA
10 A ROTA MAIS RÁPIDA? O CAMINHO CERTO
11 A PRIMEIRA NECESSIDADE? COMUNICAR-SE
12 O MAIOR MISTÉRIO? A MORTE
13 O PIOR DEFEITO? O MAU HUMOR
14 OS MELHORES PROFESSORES? AS CRIANCAS
15 O QUE MAIS LHE FAZ FELIZ? SER ÚTIL AOS DEMAIS
16 O MAIS IMPRESCINDÍIVEL? O LAR
17 A MAIOR SATISFAÇÃO? O DEVER CUMPRIDO
18 O PRESENTE MAIS BELO? O PERDÃO
19 A PROTEÇÃO EFETIVA? O SORRISO
20 O MELHOR REMEDIO? O OTIMISMO
21 AS PESSOAS MAIS NECESSÁRIAS? OS PAIS
22 A SENSAÇÃO MAIS AGRADÁVEL? A PAZ INTERIOR
23 A FORCA MAIS POTENTE DO MUNDO? A FÉ
24 A MAIS BELA DE TODAS AS COISAS? O AMOR
25 O AMOR? DEUS

Recebi uma ligação do Amauri, ficou muito feliz por mim, conversamos bastante e talvez ele venha me visitar semana que vem. Eu e o Amauri criamos uma amizade muito sincera e legal. Fomos muito amigos e acabamos nos afastando pelo fato desse meu problema. Pois não me afastei só dele e sim de todos meus amigos verdadeiros. Amo ele de coração e temos uma amizade muito sincera.
Recebi ligação da minha irmã,.....maravilhoso também, conversamos muito, está muito feliz por mim e continuou falando o quanto todos me amam, para eu não desistir e tirar força não sei de onde, mas que todos vão sempre estar ao meu lado. Clarinha falou comigo. Disse que eu tinha esquecido meu carro lá. hahahahaha. Eu disse que ela podia brincar nele. Pedi pra ela cuidar da Lilica e ela disse que as vezes briga com ela porque ela morde , só isso, mas que ela vai cuidar dela. Muito engraçada! Meu Deus, que saudade dela. Tenho certeza que sinto ela do meu lado todos os dias de mãos dadas comigo antes de eu dormir.
Só por hoje! 12 dias limpa!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Nono Dia - Primeira Parte

Escrito por Francine:

NONO DIA - 23 DE JUNHO TERÇA FEIRA

Acordei às 7:10 hs, café da manhã básico, dois pães com presunto, um com doce de leite, suco de laranja. Pedi um pedaço de bolo de cenoura, mas disse para a cozinheira: somente a metade do pedaço. E ela com a delicadeza toda disse que o outro pedaço era para deixar no prato. Eu, indignada, pensei: vai jogar fora ou botar na forma de volta? Nenhum dos dois poderia ser feito né? Me irritei e saí reclamando.Transtorno bipolar batendo.Sessão de grupos sentimental com Dr. João.Ele explicou sobre as regras da casa e disse que nós pacientes temos a mania de querer mudá-las. Não podemos e temos que aceitar, pois tudo isso é um estudo feito por médicos e tudo mais, como forma do melhor tratamento aos seus pacientes. Contou uma situação engraçada de um interno engenheiro que chegou as 10 da manhã e as 16 horas entregou quatro folhas escritas por ele de como modificar a clinica.....colocar elevador e tudo mais hahahaahahah....ele disse que tem isso guardado até hoje. Foi discutido sobre o pedaço do bolo com a cozinheira. Eu disse que não costumo brigar e me alterar com as pessoas quando eu tenho a razão e aquele pedaço de bolo iria fora por quê? Se tem tanta gente passando fome. Ele respondeu: e o dinheiro que você já deu para os traficantes para cheirar cocaína com tanta gente passando fome? Não gostei da comparação. Ao final da sessão eu disse que havia elogiado dois funcionários, que eu também lido com público, atendo pacientes em que com os donos dos meus pacientes eu tenho que ser uma psicóloga e ter muita paciência. Entendo a situação da cozinheira, mas não gosto de falta de educação e ser tratada com falta DE DESRESPEITO (SEGUNDO CALICO) hahahaha. Corrigindo: falta de respeito e educação.
Comida para os pássaros, como são lindos....só ficam esperando a comidinha deles. Arrumei meu quarto, minhas coisas e logo teve um vídeo sobre tabagismo. Depois almocei, comecei a meu arrumar e esperar meus pais. Estava ansiosa. Fui descendo a rampa de entrada para esperar eles. Após uns 10 minutos chegaram. Nossa, que felicidade enorme e intensa que tive quando os vi e minha melhor amiga, a Carol. Me trouxeram guloseimas. A Carol trouxe uma caixa de chocolate e um porta retrato com fotos assim:
Primeira: Eu e ela pulando na piscina da minha casa de praia há uns 13 anos.
Segunda: Olimpíadas do Colégio comigo, Tici e Ohara vestidas de hippie e Thusa e Carol vestidas de salva-vidas.Deveria ser em 1999
Terceira: Amigolate: toda Páscoa fazíamos um amigo secreto em que o presente era a marca de ovo predileta. Na foto está Thusa, Carol, Tici, eu e Ohara.
Quarta: Municipal do Doze, primeiro dia de carnaval....estávamos num estado de riso incrível...na foto eu e Carol vestidas de psicodélica e Ohara de Tiazinha.E tem a cabeça do Gaúcho atrás da foto querendo aparecer.
QUE PRESENTE MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!Mais do que palavras. Valor à vida!!!!!

Mostrei toda a clínica para eles. Apresentei quase todos os internos para meus pais e a Carol. Na presença dos meus pais, perguntei a história do urubu para o Vítor de novo. Ele fala muito rápido e não entendi nada de novo. Acho que eles foram embora bem felizes e acho que eles estão muito felizes também pela minha recuperação. Estou me sentindo bem e com a alma leve.

Continua amanhã.....

Abraços
Isabela

domingo, 4 de abril de 2010

Um pouco sobre a Francine

Olá Pessoal,

Conforme a Janaína Marques comentou, realmente, quem não sabe direito da história não imagina tudo o que aconteceu com a minha irmã. No começo do blog estávamos divulgando para os conhecidos. Mas essa rede foi se espalhando, muitas pessoas começaram a divulgar no seu site, blog ou twitter, e o blog da Fran cresceu muito. Gostaria de agradecer as pessoas que estão divulgando, inclusive o Maurício Manieri, que colocou no seu twitter e seus fãs estão acompanhando a história.
Então, vou contar um pouco mais da minha irmã Francine:
Ela se formou em Medicina Veterinária em 2006, em Canoinhas, SC, onde lá  morava sozinha. Voltou para casa e começou a trabalhar em Itapema, cidade do litoral de Santa Catarina. Lá não deu certo e ela voltou a morar com os meus pais em Florianópolis. Trabalhou em algumas clínicas e no começo de 2008 ela começou a trabalhar na Pet Shop, onde ficou até o final. Ela teve um namorado durante muitos anos, mas os dois eram ciumentos e acabou não dando certo. Ela reclamava muito por não ter ninguém, porque como ficou muito tempo morando fora, acabou se afastando de seus amigos antigos, e quando voltou, cada um estava envolvido com suas vidas, trabalhos, namoros. Não sei como aconteceu, nem com quem ela começou, mas ela falou para o psiquiatra que havia começado a usar cocaína na metade de 2008. Mas usava só nos fins de semana Com o tempo o consumo foi aumentando, e ela foi diminuindo a bebida e substituindo pela droga. Em novembro de 2008 ela foi numa festa e conheceu uma pessoa mais velha que ela, de um pouco mais de 40 anos, muito bem relacionado, conhecido em Florianópolis, e eles começaram a sair. Ficaram juntos todo o verão de 2009. Mas em março eles terminaram o relacionamento. Ele usava cocaína também, e eles usaram muito durante todo o verão. Em março ela já estava viciada e começou a utilizar durante o trabalho, para conseguir aguentar o dia de serviço. Em junho nós descobrimos, ela quis ser internada. Saiu da clínica de reabilitação e começou a fazer terapia com um médico psiquiatra e uma psícóloga. Ficou 100 dias sem beber e usar qualquer tipo de droga ilícita, somente os medicamentos receitados pelo médico. Mas ela queria voltar a beber e o médico liberou (não entendo como ele fez isso, ela era uma dependente química). A partir desse momento nós não conseguimos mais segurá-la. Ela começou a sair e beber, e teve uma recaída. Encontrou aquele pessoa que se relacionou no verão, comprou cocaína e usou num final de semana. Ela se sentiu muito mal, contou para o meu marido. Eu tentei falar com o médico dela, ele se negou a me atender. Ela teve duas semanas muito estranhas, nós tentávamos conversar, mas ela fugia de nós. Resolvemos mudar os médicos. Consultamos com uma Assistente Social e traçamos um plano para a mudança de tratamento. Mas isso aconteceu no dia em que ela tomou uma overdose. Não deu tempo.... A nossa sensação de falha foi enorme. Ela queria sair dessa, mas a dependência química é uma doença horrível, a gente se sente impotente diante de tudo. Não sabemos como agir. O doente precisa se ajudar, mas sempre me pergunto: ele tem condições de se ajudar? A droga é mais forte!
Continuem acompanhando o blog e divulgando, aos poucos vou contando mais detalhes da vida da Francine, das pessoas erradas que ela se envolveu, da forma como a doença foi tratada, e como foi o seu último dia conosco.
Um grande abraço a todos e muito obrigada pela força
Isabela

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Texto de uma psicóloga

Oi Pessoal,

Vou postar um texto escrito por uma psicóloga, que fala um pouco sobre a dependência química e a importância de fazer psicoterapia.

Dependência química: prejuízo ou benefício?



A dependência química ou a dependência de substâncias psicoativas é uma área de alerta para os profissionais da saúde devido o aumento de incidência de pessoas fazendo uso de algum tipo de substância, a adesão do paciente e o alto índice de recaídas. Além da questão fisiológica, a dependência química tem uma relação direta com as questões psicológicas. De acordo com a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental no decorrer do desenvolvimento de cada pessoa, experiências importantes podem propiciar na constituição de um sistema de crenças que pode influenciar em comportamentos, sentimentos e prejuízo de estratégias de enfretamento. E o que aconteceria frente à experimentação de substâncias psicoativas? Uma formação de comportamentos compensatórios, por exemplo: “Preciso usar cocaína para ficar sociável”; “Maconha melhora a minha criatividade”; “Sou forte, pois uso crack”; “Maconha me relaxa”. E essas crenças fazem com que a pessoa continue ou aumente o consumo. Qual a ajuda de uma psicoterapia? O primeiro objetivo é a estabilização do humor através da habilidade para resolução de problemas, ou seja, a pessoa começa a se conscientizar que existem outras estratégias além do uso de substâncias para se sentir relaxado, por exemplo. Próximo passo é a modificação das crenças e pensamentos relacionados ao uso: o que mantém o uso da substância, o que está por trás. E por final a conscientização do malefício que o uso das substâncias psicoativas traz, pois a pessoa dependente no primeiro momento não consegue sentir isso realmente. E depois disso, a manutenção e prevenção de recaídas. Porém, vale destacar a importância de um acompanhamento psiquiátrico e conforme a intensidade da dependência seja necessária primeiramente uma internação em hospitais ou clínicas especializadas.

Juliana Vieira Almeida Silva - Psicóloga com Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: julianapsy@milnegocios.com.br

Endereço- Av Marcos Konder, 1313 sala 102 Itajaí-SC Fone: 47-33488715


Um grande beijo
Isabela