segunda-feira, 11 de março de 2013

Aniversário de 30 anos da Fran

Hoje minha irmã completaria 30 anos de vida! Agora esse é um dia triste para mim, pois não  posso comemorar mais essa data com ela.
E me lembro quando ela nasceu, pois temos oito anos de diferença. Lembro que era de manhã e meu pai ia fazer um concurso. A  minha mãe sentiu dores e pediu para o meu pai fazer a prova e voltar correndo para eles irem até Blumenau, onde o bebê nasceria. Nós saímos de Florianópolis, meu avô pegou eu e meu irmão  na BR 101, para meu pai não precisar entrar em Itajaí, e continuaram viagem até Blumenau. Fomos para a casa dos meus avós e depois para a casa de uma tia, com nossos primos da nossa idade. Recebemos a notícia do nascimento: era uma menina, nasceu as 17:05 hs, de parto normal, mas pelo que eu me lembro, ela estava virada e o médico conseguiu colocá-la de cabeça para baixo para ela nascer, sem precisar fazer cesárea. Passou tudo bem com minha mãe. Ela era bem pequenina e eu me achava a mãe da Francine, eu escolhi o nome e cuidava dela o tempo todo.
E ela cresceu, se tornou uma menina linda, apaixonada pelos animais desde bem criança. Dividíamos o quarto e ela destruiu todas as minha bonecas. Mas eu a amava demais, ficava muito com ela pois minha mãe trabalhava o dia todo.
Quando ela tinha uns 3 anos, meus pais passaram um fim de semana fora para ir a um casamento e nós ficamos com a moça que trabalhava na nossa casa. No domingo a tarde a Fran foi andar de bicicleta com a moça e de repente eu vejo ela voltando chorando... tinha caído e machucado a testa, perto do olho. Imagina, naquela época não existia celular, tudo era mais difícil. Eu não sabia o que fazer. Falei com a esposa do zelador do prédio, ela pegou a carteirinha de saúde da filha pequena dela e nós fomos pegar um ônibus para o Hospital Infantil. Ela chorava dizendo que não queria ir no "mécodo". Quando chegou o ônibus, ela achou o máximo e disse que de "omios" ia ser legal ir no "mécodo", e parou de chorar. Fomos até lá, ela foi atendida, levou 3 pontos, e voltamos para casa. Eu devia ter uns 11 anos, não avisei ninguém da família. Quando meus pais chegaram já estava tudo resolvido, a Francine feliz da vida com três pontos bem pertinho do olho. Meus pais não acreditaram!!! Foram até o Hospital falar com quem tinha nos atendido e agradecer. E eu disse que a sorte é que tínhamos ido de ônibus, porque senão ela iria ficar chorando o tempo todo.
E muitas histórias vieram, pois ficamos 26 anos juntas....muitas brigas, muitas festas, muitas conquistas e derrotas, e infelizmente a grande vitória das drogas que levou a minha querida irmã.
Eu sempre amarei a minha querida irmã!!!!



11 comentários:

  1. Força, querida! Imagino que a saudade seja grande, mas a vida continua, e o seu trabalho com o blog é lindo, e certamente tem impedido muitos outros jovens de entrar nesse caminho das drogas.
    Fran, fique em paz!
    Beijão, Isabela!

    ResponderExcluir
  2. Por acaso estava pesquisando no google e achei esse blog e resolvi dar uma olhada, acabei lendo tudo e fiquei realmente tocada. Graças a Deus não tenho ninguem próximo com esse problema( não que eu saiba) mas vou divulgar, pois isso certamente irá ajudar muita gente, já que ainda falta informação sobre o caso... Que Deus continue confortando vcs.. Nada é por acaso e tudo tem um propósito.

    ResponderExcluir
  3. Isabela, fiquei bem feliz de ver essas fotos, uma delas é no aniver da Fran no primeiro ano da facul....Quantas festas, risadas e momentos de alegria tivemos com ela. Deus está com vcs tenho certeza. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Isabela,



    Hoje estou me sentindo muito triste. Perdi a batalha. Mas, de alguma forma, ler seu blog me deu algum conforto em meio ao desespero em que me encontro.

    Muito obrigada!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo e Isabela, eu também estou nesta luta com meu filho querido, ainda não perdi a batalha, mas sinto a minha derrota muito próximo, estou lutando.... lutando.... lutando... esta luta já dura 22 anos, não desisto mas minhas forças estão no fim... Que Deus abençoe a vcs e me dê forças para continuar nesta luta.......

      Excluir
  5. As vezes dá uma saudade sem explicação... sem conhece-la... moro no RS e sempre que vou a Balneário penso em ir procurar o cemitério onde a Fran foi enterrada e deixar uma flor... e cada vez que olho o mar penso nela... uma coisa mto forte...
    Seguidamente releio o blog....

    Feliz aniversário Fran...

    ResponderExcluir
  6. Bela minha querida prima..ainda passo aqui qdo sinto saudades dela.. Compartilho com vc essas lembrancas e principalmente agora que estah chegando meu casamento... Sei que ela estara juntinho da gente lah..olhando a gente do ceu..bjo, amo vcs! Betinho!

    ResponderExcluir
  7. eu também... tem dias que a imagem dela não sai da cabeça... daí entro aqui para relembrar e ver se tem algo novo. fazia tempo que não entrava.. 30 anos ela faria, tantos sonhos que não foram realizados. Por mais que tentamos aceitar, as vezes é tão dificil entender o porque. Beijos, nani

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabela,

    As vezes passo por aqui para matar um pouco a saudades e ter certeza que foi isso mesmo aconteceu, pois a sensação de q isso tudo foi um pesadelo não passa.Penso nelas todos os santos dias, sempre lembra da família de vocês!! Saudades !!1 Vcs estão sempre presente em minhas orações!!

    Beijos CArol Souza

    ResponderExcluir
  9. Olá, Isabela!
    Hoje eu assisti sua palestra no Colégio Geração e gostaria de lhe dar os parabéns - como tive que voltar para a aula, não deu tempo de falar contigo hoje. Foi uma das poucas palestras que passaram pela nossa escola com o tema "drogas" sendo abordado que prendeu a atenção dos alunos (ou pelo menos da maioria dos alunos) e emocionou muitos deles.
    A história de sua irmã é tocante, ainda mais sabendo que era uma pessoa de condições, educação e sem problemas aparentes.
    Gostaria de comentar que essa questão é exatamente uma as que mais temo na minha própria geração. Tem gente na minha própria sala que passa e eu tenho que trancar o nariz por causa do cheiro de cigarro ou de maconha. Escondem a droga no gorro, na meia, na carteira, e depois vão pra Trinda Times (pista de skate da Trindade) pra dar uma fumada, sem ter vergonha de dizer que usam droga e terem coragem AINDA de dizer que estão "apenas aproveitando a vida". Depois os mesmos, na hora de protestos, vêm me falar de alienação da Rede Globo e governo corrupto, quando fumam, cheiram ou bebem por pressão da companhia ou porque tem/inventam problemas amorosos ou de família e acabam seduzindo pessoas mais novas pra conseguir vender mercadoria.
    Isso tudo é caso que já ouvi de gente de 12 a 16 anos, gente que talvez até eu já tenha trocado um papo ou gente que eu já fui na casa pra fazer trabalho de escola. Lembrar disso é sempre assustador.
    Apenas comentei isso pra dizer finalmente que torço por você e sua família a superarem a situação (apesar de fazer "muito tempo") e que vocês consigam estar ajudando os novos jovens, para que um dia esse pesadelo que é eles chamam de "aproveitar a vida" acabe de uma vez por todas.
    Um beijo, e estou adorando o blog!

    ResponderExcluir