quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dia 09 de Outubro

Na sexta-feira, dia 09, eu tinha marcado a consulta com a Jaira as 11:00 hs. Combinei com meus pais e meu irmão e todos foram. Lá, conversamos sobre a situação da Francine, a recaída, o descontentamento com o médico. Combinamos com  a Jaira que aos poucos iríamos falar para a Francine que ela iria mudar de médico. Ela nos explicou muito sobre a dependência química, sobre como deveríamos agir. Na verdade, ela nos explicou muita coisa que poderia ser dita pelo médico da Francine, que nunca quis nos atender. Eu lembro muito bem que minha mãe disse assim: "eu estou com medo de sair de casa e acontecer alguma coisa ruim. Hoje nós temos compromisso, mas acho que nem vamos para não deixar a Francine sozinha". E a Jaira respondeu: "vocês não podem parar a vida de vocês, se for para ter uma overdose, vocês nem precisam sair de casa. Ela pode fazer isso com vocês estando junto." Isso que ela me falou nunca me saiu da cabeça, pois foi o que realmente aconteceu.
Saímos dali, meu pai pegou a Francine e fomos todos almoçar no Shopping Beira-Mar. Interessante porque foi um almoço onde estavam presentes nós cinco, fato que fazia muito tempo que não acontecia. Somente eu, a Fran, o Fábio e meus pais. Foi um almoço atribulado, o local estava cheio, cada um foi buscar comida num lugar. Eu estava sentada conversando com a minha mãe e meu irmão e a Fran chegou e falou: "vamos mudar de assunto porque o assunto chegou". E se sentou para comer. Eu me levantei e fui buscar a minha comida. Quando voltei, ela já tinha terminado e estava indo embora com meu pai. Eu, muito inocente, falei para a minha mãe que achava que ela estava bem. Mas meu irmão disse que dava para perceber que ela tinha cheirado pó. Meu pai a deixou de volta no traalho, e ela foi no Banco do Brasil para fazer um depósito na conta do meu irmão, de um dinheiro que ela devia para ele. Ela ligou para ele pedindo o número da conta. Depois eu soube que ela chamou o S. Hélio, patrão dela, para ir ali porque ela achava que estava sendo seguida por alguém. Ele ajudou e ela voltou para o trabalho. Lá ela começou a fazer limpeza no consultório, jogava água, dizia que tinha que limpar tudo. Eles acharam estranho. Alguns funcionários estavam olhando alguma coisa no computador e ela chegou perto e disse; vocês estão investigando a minha vida? O que vocês estão faznedo aí? O S.Hélio viu que ela não estava bem e pediu para não deixarem ela atender nenhum paciente. Ligou para o meu pai pedindo pra iem buscá-la porque viu que ela estava drogada.
Depois do almoço eu e minha mãe ficamos no shopping. Estava tudo bem, falávamos sobre o casamento do meu irmão. Comprei o sapato e mandei arrumar o vestido do casamento. Estávamos preocupadas porque a Francine não tinha visto a roupa dela ainda. Lá pelas 16:30 hs eu voltei paa Tijucas.
Quando estava no meio do caminho, meu pai ligou dizendo que tinham ligado da Pet Shop avisando que a Francine não estava bem, que era para ir buscá-la. Eu disse: "pai, pega  Francine e leva até onde o Alex (meu marido) está, eu vou ligar para ele e pedir para ele esperar e trazer a Francine para nossa casa, deixa que eu cuido dela". Meus pais acharam melhor eles ficarem com a Francine. Eu disse assim:  "então leva ela para a casa, tira a roupa dela, manda ela ficar no quarto, não deixa ela ficar com a bolsa. Não falem nada. Amanhã vocês conversam para decidir o que ela quer fazer da vida, se quer se internar novamente".
E voltei para a minha casa preocupada. Meu marido também chegou e eu fiquei tentando falar com minha mãe. Aí descobri que eles estavam na casa de uma tia nossa. Conversei com meu irmão, que já estava em Itajaí. Ele ligou para a minha mãe e nessa hora a Francine estava tendo uma convulsão. Meu irmão me ligou apavorado dizendo: "está acontencendo alguma coisa com a Francine, tu está mais perto de Florianópolis, pega o carro e corre para lá". Eu e meu marido fomos e logo que pegamos a estrada meu pai ligou chorando, desesperado, gritando o que tinha acontecido.
Não havia mais o que fazer. Meu chão caiu. Falei com o médico que tinha tentado salvá-la, mas ela teve 3 paradas cardiácas. Ele me passou o telefone da funerária que eu precisava ligar. No carro fui fazendo as ligações. Eu tremia toda, batia o queixo sem parar. Fiquei anestesiada. Não acreditava que aquilo estava acontecendo com a minha família. Chegamos no apartamento da minha tia e estavam todos muito nervosos, ela ainda estava lá. Não consegui ver o rosto dela. Chegou o IML, para buscar o corpo. Fui para a delegacia com meu marido, para a funerária. Naquela noite eu e meu marido resolvemos tudo. Até hoje não sei onde tive forças para fazer tudo o que fiz, praticamente sem derramar uma lágrima.
Fomos para a casa de meus pais, a casa cheia, o telefone tocando sem parar. Até hoje não sei como avisaram tanta gente e tão rápido. Eu só queria ficar no meu canto. Não conseguia conversar. Porque além de ter que contar para as pessoas que a Francine tinha morrido, ainda tinha que explicar o motivo, e todos ficavam chocados, porque quase ninguém sabia que ela era dependente química em tratamento. Os amigos dela diziam: não, a Fran não, A Fran é festeira, bebe todas, mas não usa droga.
Voltamos para Tijucas. Tentei descansar, mas claro que não preguei o olho. Esperei amanhecer, tomei banho, fui levar roupas para a minha filha que estava na minha cunhada. Passei na  minha sogra e só então me dei conta que tudo era verdade. Comecei a chorar  e não parei mais. Havia perdido a minha irmã para sempre. Como aceitar isso? Como contar para a minha filha que gostava tanto dela?
Fomos para Florianópolis. Meu pai e meu irmão estava resolvendo os detalhes que faltavam. O corpo só chegou as 13:00 hs, se não me engano e o enterro foi às 17:00 hs. Nunca imaginei que iria passar por isso na minha vida.
Tinha muita gente, mas não sei se algum amigo dela que também era usuário foi ao enterro. O cara do restaurante acho que não foi. Não sei se o menino que ela tinha saído algumas vezes, o Adriano, esteve lá.
O ex-namorado dela estava inconsolável. Se sentia culpado por ter acontecido tudo isso. Mas de forma alguma ele pode ser culpado. Foi um namoro longo, de 4 anos, mas que infelizmente não deu certo. Os dois tinham gênio forte. Não deu, cada um foi para o seu lado seguir sua vida, o problema é que ela se envolveu com pessoas erradas, que mostraram uma "solução" para a tristeza dela, que acabou levando ao fim de sua vida.
Perdi minha irmã com 26 anos de idade para as drogas. Isso é terrível! Nos sentimos impotentes diante dessa situação.
Não deixem que isso aconteça com a família de vocês! Quem está passando por algum problema, por favor, busque ajuda. Não desista de viver. Todos nós somos importantes!

Um grande abraço
Isabela

39 comentários:

  1. Olá Isabela,

    Pode até parecer insencibilidade da minha parte, mas vendo o estado em que o meu primo se encontra devido à droga, acredito que a morte seria a melhor saida. Hoje, ele mendiga na rua, rouba em casa, vai de manicômio em manicômio, se estamos perto, ele simplesmente abaixa as calças e caga ali mesmo. Pior é que era um guri bonito, de boa família etc. Meus tios tentaram de tudo para afastá-lo das drogas, mas, infelizmente, perderam a batalha. Fique em paz menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falta de sensibilidade total, é horrível ouvir dizer que a única solução é a morte, afinal nunca queremos perder quem amamos!

      Excluir
  2. Muito triste saber que termina assim.
    Muita força para a família.
    Parabéns pela coragem Isabela!
    Vou rezar por vcs!

    ResponderExcluir
  3. Muito triste tudo isso, mas querida Isabela, nada é por acaso nessa vida, acredito que todos temos uma missão... e a da Fran ainda não acabou, pois mesmo longe ela continua ajudando e dando força para muita gente, através de vc e do blog.
    Eu e eu namorado somos um exemplo disso.
    Olha Isabela, fiquei relamente chocada com o tratamento dos médicos. Aqui em Curitiba com o meu namorado foi tudo bem diferente, os médicos proibiram muita coisa, mudança de vida total, de hábitos, de rotina. E ele teve duas recaídas, ou seja a recaída é normal,mas ela nunca foi incentivada ou glorficada, pelo contrário era bronca, sermão e depois apoio, ajuda. Nunca ninguem achou que fosse caso perdido. Ainda bem porque não foi.

    Um beijo meu no seu coração.

    Ana Luiza de Miranda Schimitz - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  4. oi querida.
    Lendo teu post de hj, não tenho o q te dizer.
    Estou muito emocionada.

    Ainda ontem estive de volta a Canoinhas, na UNC e passaram muitos flashes da minha vida lá.
    E é incrível perceber que há 5, 3 , 2 anos atrás tudo era tão diferente.

    Esse blog é muito importante para que os amigos entendam, compreendam a Fran e a dor desse momento e principalmente importante para alertar sobre a importancia de cuidarmos da nossa familia,
    Fica com Deus, pois a Fran certamente está.
    Beijo
    Manuela

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabela...
    Nossa, fiquei triste ao ler o post de hoje, me senti angustiada! Imagino o que você, como irmã, sentiu ao escrevê-lo!
    Mas sabe que lendo o seu post... me lembrei de uma coisa que uma amiga minha, que é espírita, uma devota estudiosa, me falou há um tempo atrás.
    Ela me disse que quando uma pessoa morre jovem e de maneira trágica, rápida, parece que ela de alguma forma prevê isso. E as coisas começam a acontecer como sinais para alertar as pessoas ao redor de que isso irá acontecer. Ela me explicou isso depois que um amigo nosso morreu em um acidente, porque as pessoas próximas a ele também presenciaram alguns sinais... e eu vi muito disso no seu texto: o que a médica disse, a reunião entre família que não acontecia há muito tempo, a Fran ter depositado naquele dia o dinheiro que devia ao irmão de vocês, o fato da Fran querer "limpar" a clínica porque precisava... não parece meio previsível? Será que a Fran teve essa sensação? Será que isso de fato acontece?
    Um beijo e muita força pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Luck...
    Enquanto há vida, há esperança.
    Os seus tios não perderam a batalha, eles perderam as esperanças e desistiram!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não acredito que a pessoa consiga prever, mas em qualquer idade acontecem coisas inexplicavelmente conectadas quando uma pessoa morre inesperadamente...
    Um tio não via muitas pessoas há muito tempo, viu todas elas (irmãos, mãe), pagou um dinheiro emprestado, como a Fran e morreu a noite de enfarto.

    Mas a história da Fran é muito chocante, mexe muito...
    Ela tinha a "vida perfeita", tinha dinheiro, era bonita, se achava, era amiga de pessoas famosas, era amada, tinha uma carreira próspera, viajada, estudada, inteligente...

    Ela é uma das muitas provas que existem que droga é a pior coisa que existe! Que acaba mesmo com a pessoa!

    Eu acho que além do Blog, vocês deviam tentar dar aulas nas escolas, no Proerd talvez, fazer um livro, espalhar mais ainda essa história...

    Real, da vida real, com uma moça bonita, jovem, rica...

    Parabéns Isabella pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não consigo acreditar q isso aconteceu. Não consigo imaginar o sentimentos de vcs nesse dia.

    Era sexta feira 18h30m estava em casa me arrumando p/ ir no shopping com a minha mãe e minha irmã, eu me sentiu mau e falei assim: " Não estou me sentindo bem, me deu uma fraqueza, um tremedeira por dentro", e minha mãe respondeu: " Trabalhando 8h, academia e ainda saindo, deve ser cansaço tu não para". (era a hora q ela estava tendo convulsão!)
    As 19h30m no shopping recebo a ligação do meu pai, falando q eu tinha q voltar p/ casa rápido q ele queria falar comigo,eu estava escolhendo uma pulseira e falei q ia demorar pois não queria ir embora,ele teve q me dar a notícia pelo telefone mesmo. Na hora fiquei em estado de choque, minha mãe me sacuidua perguntando "o q foi o q foi" pensando q tinha sido algo c/ minha sobrinha, pq ela não sabia do problema da Fran. Lembro das vendedoras me acudindo ae consegui falar só isso p/ minha mãe:" A Fran morreu", ela " Como!?!? " mas nem deu tempo de explicar ela tem problemas de pressão e coração teve q ir p/ enfermaria. Ae meu mundo desabou, foi a pior sensação da minha vida, me deu um desepero q eu não consigo descrever, chorei, chorei ,chorei e a minha reação foi ligar p/ o celular da Fran, obvio ng atendia, então fui até a casa dela. No caminho entrei em choque e falei p/ o meu namorado " preciso melhorar a minha cara, vai ver q eu entendi errado e vou chegar lah fazendo bafão!!! Qdo a Tia Leila abriu a porta me abraçou e falou:
    "Foi na nossa frente Carol", em bem inoscente pensei q ela tivesse se suicidado, pois na segunda ela me falou q estava com depressão forte!!! Ae a tia Leila em contou como foi, fiquei só ouvindo. a partir desse momento não era mais eu, sei lá o q aconteceu estava fora de mim, parei de chorar,parecia q era de pedra, Ficamos sentados na sala, eu, Tia Leia, Tio Mauro, e um casal de amigos dele, ae começou toda aquela confusão. Tinha q escolher uam roupa p/ o enterro a tia Leia falou q não iria conseguir, me levantei, fui até a quarto dela, parecia q ia pegar uma roupa emprestada ou tava levando uma roupa p/ ela usar p/ sarimos. Como a casa ficou muito confusa fui p/ casa avisar os amigos, nessas horas o orkut serviu muito bem!!

    Nenhum dos "amigos" dela q usava droga estava no enterro,nem o cara do restaurante e nem o "Adriano", nem sei se ele soube!!!

    Do mesmo jeito q escrevi aqui, qdo conto esse fato parece q é uma ficcção, é um misto de sentimentos inesplicável!!

    Carol Souza

    ResponderExcluir
  9. Lendo o post da menina q falou dos sinais. Antes de ir embora do Pet shop. A Fran pediu p/ se despedir dou Seu Hélio, deu um beijo e um abraço nele.!!

    =((((

    Carol Souza

    ResponderExcluir
  10. Acompanho a meses o blog, sabia q tinha terminado assim pela carta da mãe, mas lendo novamente com outras palavras, me arrepiei toda, nessa hora imagino o qto foi duro pra vcs pq estavam lutando contra esse mal, Deus abençõe vcs!!!

    Certeza q seu blog vai ajudar muitas e muitas familias, pq eu juro q naum imaginava q pessoas como ela podia acabar assim...

    ResponderExcluir
  11. Segue uma lição para todos, digam Eu te Amo todos os dias para as pessoas que realmente merecem, nunca desistam de ajudar alguém, não neguem uma mão a quem precisa, sorriam porque não dá para beijar e abraçar a saudade ela apenas dói!
    Força e saúde Isabela para continuar pela sua filha que com certeza precisa muito de vc!!
    Layana - Chapecó SC

    ResponderExcluir
  12. Nossa Isabella até hoje eu tenho receio se o meu irmão parou realmente ou não, ele disse que só experimentou, mas sempre ficamos observando ele. Tenho 2 primos que estão em estado deploravéis porcausa desse vício. A gente pensa que isso nunca chegará em nossa família, pq as pessoas são boas. Mas chega, e quando chega por mais que queremos ajudá-los depende mais das forças deles do que das nossas.

    Gostaria de saber se vc vai continuar com o blog.

    Sei que esse vazio vc terá para o resto da vida, mas pense que está alertando e ajudando muitas famílias tbm.

    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
  13. Isabela,

    Muito triste ler seu post de hoje. Que Deus conforte seu coração, e da sua Familia, pois, nestes momentos ficamos impotentes, é só ele para nos ajudar. Mas tenha em mente que o que estava ao alcance de vcs foi feito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Há cerca de 60 dias acompanho o Blog. Li cada postagem feita por ti. É impossível não reviver o dia-a-dia tanto da Fran quanto de todos vocês da família, a simples sensação de estar vivendo esta história através da leitura já mexe com nossos sentimentos, fico imaginando então o quão difícil e doloroso foi esse período para todos vocês. O mais triste é que esta história culminou na morte da tua tão querida irmã. Receba meus sentimentos, extensivos à toda tua família, e parabéns pela iniciativa da criação deste Blog para conscientizar as pessoas sobre o malefício das drogas, com certeza foi um ato de extrema nobreza e principalmente coragem.

    Juliano Consoli - Bento Gonçalves/RS

    ResponderExcluir
  15. Que Deus ilumine a Fra, onde ela estiver, que ela se perdoe e aceite essa nova condição. Quanto a família, que a dor possa se transformada em uma doce saudade . A verdade que na Terra só estamos de passagem, infelismente a Fran acelerou o tempo dela. Isa, que a tua dor, fortaleça sua alma e com essa triste experiência sirva para ajudar muitas pessoas que nesse exato momento estão utilizando drogas para fugir da realidade.

    Que Deus lhe abençoe

    Um Forte abraço

    Fabíola

    ResponderExcluir
  16. Nossa,hoje esse tópico superou!Fiquei muito emocionado!que Deus continue abençoando todos vocs
    abraçs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Isabela! A Liz está divulgando o seu blog, e foi então que vim aqui ler um pouco. Poxa, que triste isso! 26 anos apenas? Meu Deus! Como essas coisas destroem vidas. É possível notar em suas palavras que a família inteira sofre com a doença, e a família inteira padece com o desfeche. Moça, abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Há tempos venho lendo o blog e já sabia qual era o desfecho desse história, mas ao ler esse último post foi difícil não se emocionar.
    Não sei descrever o que sinto no momento, uma sensação estranha...
    Força pra continuares com esse projeto, força para todos os entes queridos e muita luz para a alma da Fran.

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente as pessoas não acreditam
    que a droga mata.
    Paz e luz para familia.

    ResponderExcluir
  20. Não existe palavra certa pra dizer... é um misto de muita coisa. Mas um SENTIMENTO eu sei que vai sempre permacenecer no dia a dia: a SAUDADE.

    Beijos Isabela,
    Força pra todos vocês

    Aline Seibert - Palmitos SC

    ResponderExcluir
  21. O dia mais triste que pôde existir Bela...

    Eu morava em Londrina na época e ninguém quis me avisar no dia em que aconteceu pois eu estaria indo para SC no dia seguinte e não poderia perder o voo.
    De qquer maneira acordei atrasada e chorei mto mto mto, mesmo sem saber o que havia acontecido. Consegui um voo e assim que cheguei no aeroporto de Ctba, meu pai e meu irmão me olharam de uma maneira q eu nunca havia visto. Senti vontade de chorar e disse, "calma gente, eu só perdi o voo".
    Então... (não tem como não chorar só de lembrar)
    eles me avisaram que estávamos indo direto para Florianópolis, e eu pensei que havia acontecido algo com o tio Mauro (pai da Fran). Meu irmão me olhou chorando e disse: "não... A FRAN, Carol" com a voz rouca quase não se acreditando que estava falando isso.
    Fiquei tonta e comecei a tremer... (nossa Bela, não consigo nem imaginar o que vc sentiu) Perguntei mto o pq... e quanto estava sentada no banco do carro na viagem, olhando para fora, fiquei lembrando de todas as férias que passei com a Fran. Como era legal, como eu me espelhava nela, tão linda, querida, gente boa... E meu choro veio então.
    Enfim, sempre qndo estou triste, desanimada com a vida, penso mto no tio Mauro, tia Leila, Fábio e Bela... Vejo como eles choram pela falta da Fran e a barra que passaram e ainda estão passando. E então valorizo todo o amor que minha família tem para me dar e retribuo em dobro.
    A Fran continua preenchendo o espaço dela no meu coração pois ela virou um anjinho que agora está cuidando de todos os seus primos, amigos e familiares.

    Abraços.
    Carol Deschamps

    ResponderExcluir
  22. Isabela, sem palavras... Fico só imaginando como foi dolorido publicar esse post, a chegada dessa data que vai ficar marcada pra sempre na memória de vcs. Nem sem direito o q escrever sobre isso; não há conforto nem palavra adequada!
    Isabela, gostaria muito q tu falasses um pouco sobre o q a Jaira comentou nessa consulta; de como se deve agir com o dependente de drogas. Um abraço! Ah, e tb penso q tudo isso deveria virar um livro pra que mais pessoas parem pra refletir.

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Eu não me lembro de tudo o que foi conversado na consulta com a Jaira. Mas vou colocar o que sei em tópicos:
    - Ela achou estranho quando dissemos que durante a internação a Francine podia fazer 3 ligações telefônicas por dia e receber quantas quisesse. Isso não deve acontecer durante uma internação, a pessoa deve ficar isolada.
    - Ela disse que o médico deveria ter conversado com a família quando saiu da clínica para estabelecer alguns "contratos" entre a família e o paciente. Tipo assim: o que pode e o que não pode fazer sozinha, quando pode sair.
    - Eu achava que meu pai deveria ter tirado o carro dela, dizendo assim: você traiu a nossa confiança, agora vai perder o carro. A Jaira disse que para não causar problemas de família, essa decisão de tirar o carro deveria ser feita na frente do médico. Ele iria dizer para os meus pais que ela deveria perder o carro porque traiu a confiança deles. Isso com todos juntos.
    - Ela falou sobre as perdas. Assim: a pessoa se envolve com drogas, a família descobre, acolhe, interna a pessoa. E quando ela volta tudo continua igual. A pessoa trabalha no mesmo local, tem a família apoiando, os amigos dando força, como se nada tivesse acontecido. E ainda ameaça todos que vai ter uma recaída caso não façam a sua vontade. Por isso a Assistente Social comentou que a pessoa deve sofrer perdas, como o caso do carro.
    - Ela disse que a Francine provavelmente tinha algum distúrbio psicológico, como depressão, bipolaridade, ou outra doença. Precisava descobrir o remédio certo para ela. Lembro claramente de ela ter dito: quando acertarmos o medicamento, vocês vão ver, ela vai ser outra pessoa, vocês vão ter outra vida.
    - Ela também falou que por mais raiva que as vezes tínhamos de tudo o que estava acontecendo, era para separarmos a Francine filha, irmã, da Francine dependente química. Era para pensarmos na nossa Francine querida e amada, e não naquela pessoa que ia atrás de droga. Essa era a Francine doente. Para nós não sentirmos raiva da atitude dela.
    Se eu lembrar de mais alguma recomendação dela, eu escrevo novamente

    Abraços
    Isabela

    ResponderExcluir
  24. Olá , realmente triste a história da Fran, acompanhei o blog desde o início e realmente da pra ver o quando a vida nos traz surpresas, muita força e paz pra familia, o que virá pela frente no blog?

    ResponderExcluir
  25. Oi Isabela,

    Apesar de nunca ter conhecido a Fran, tive um sonho com ela hoje. Vou contar como foi...

    No sonho eu dormia, e sonhei que conversava com a Fran. Ela estava aparentemente muito bem, bonita, saudável e forte. Chegou um pouco nervosa (não me lembro por qual motivo), mas depois logo ficou bem... pegou na minha mão e disse que iria me levar à um lugar especial. E então começamos a subir, subir, subir... bem alto e um pouco rápido. Ela parecia realizada e feliz com aquilo. Acordei (no sonho).

    No dia seguinte eu contei para a minha mãe do sonho, e de que estava acessando o seu blog. Comecei a contar a história da Fran para ela. De repente olhamos à nossa frente e vemos um mural, cheio de fotos: eram fotos da Fran, em várias etapas da sua vida... criança, adolescente, adulta... com a família, com os amigos. E ficamos admirando aquelas fotos. Então acordei...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente estou nesse momento chorando,por MAIS uma vida perdida para as drogas,metodo mais facil e rapido q o Diabo usou para "ceifar" a vida dos jovens...
    Estou profundamente desacreditada desse MUNDO, minhas forças so vem de Deus para suportar as trasgressoes, e buscar força para que Ele nos mantenha de pé, pq passo com um problema igual/parecido com o seu... a diferença e com meu irmao...=(
    Deus está contigo isabela, Obrigada por esatr sempre aqui presente, e esse Blog vai ajudar/ ajuda
    MUITa gente, queria/quero que o meu irmao leia-o...
    Fique com Deus...
    Que a Paz de Cristo Conforte o seu coração e de sua familia...
    Jesus Amaa muito vocês!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Isabella, comecei a acompanhar o blog há mais ou menos 2 meses, depois que descobri que estou passando pelo mesmo problema com minha família. Gostaria muito de trocar idéias com vc,estou bem perdida e não sei como conversar com meu irmão a respeito do assunto, ele está se acabando a cada dia que passa, isso está acabando comigo. Podes me passar teu email para que possamos trocar algumas idéias. Obrigada e força. Este blog é uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Meu e-mail é isabeladeschamps@gmail.com
    Pode entrar em contato que eu farei o possível para te dar alguma ajuda
    Beijos
    Isabela

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pelos esclarecimentos, Isabela! Interessante essa questão das perdas; de que é preciso haver uma mudança na vida do dependente. Lendo este blog, às vezes me batia um pouco de revolta; sempre achei q a Francine tinha "tudo", e a gente não valoriza esse "tudo" quando ele sempre está ao nosso alcance. Lógico q não é só isso, há tantas variáveis, mas nunca havia pensado que a comodidade e o conforto podem ser uma "armadilha" p/ o dependente. Enfim, assunto pra lá de complexo, esse! Abraço e um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  30. Isabela!

    Será que você pode postar algum vídeo da Fran?
    me apeguei MUITO a "ela" através do blog, queria muito ver como ela conversava, ria, o jeito dela "pessoalmente".

    O blog é muito bom, alguns dias já li várias vezes o mesmo dia, fiquei viciada mesmo...entro na net e acesso o blog, mas ao mesmo tempo fico super triste com toda a história...no início não parava de pensar: não acredito que o desfecho vai ser esse...uma menina tão nova, tão bonita, com tanta personalidade.

    Desde já, obrigada.
    Jéssica - Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  31. Isabela,
    Acompanho o blog há meses, é inacreditável que tudo aconteceu. Parecia que, de alguma forma esse dia, podia não chegar, mas infelizmente o tempo não volta atrás. Lendo sobre esse dia, parece mentira.
    Percebi que vocês estavam se preparando para um casamento na família, pelo que entendi do seu irmão. Aconteceu a festa? Se sim, deve ter sido um momento mto difícil para vocês. Se puder, conte-nos como foi esse dia. Vocês são uma família realmente abençoada, iluminadas por Deus, muito fortes.

    Beijos,
    Graziela.

    ResponderExcluir
  32. Pessoal que têm problemas semelhantes ao da Fran e sua família. As perdas são muito importantes para o dependente. Minha família também não teve orientação alguma e a clínica permitia tudo. Parecia um spa. Permitiram até que ele saísse de lá aos finais de semana! Resultou que meu irmão ao invés de perder, usou da chantagem para conseguir muitos benefícios. Moto, carro, não ter que trabalhar mais...pagarem uma faculdade a ele... e resultou em mais drogas, roubos, agressões. Hoje ele tem 33 anos, não trabalha, finge que estuda, está em todas as festas, bem vestido, drogando-se o dia inteiro e se fazendo de vítima para continuar nesse sossego... Porém um senhor aqui da minha cidade tomou resoluções enérgicas em relação ao filho dele e o filho se regenerou: ele disse que se o cara não quisesse se internar deveria ir embora da casa dele. Antes ele tinha conforto, carros, tudo.. depois, teve que se virar para ter emprego, onde morar... e conseguiu se livrar das drogas.. Diferentemente do meu irmão... infelizmente são mais de 10 anos de sofrimento à família e sei que não vai acabar enquanto meus pais não se forem... Sejam enérgicos pessoal. O viciado faz de tudo, TUDO mesmo para conseguir se manter com drogas, nem que seja acabar com a vida da família.

    ResponderExcluir
  33. puxa Isabela estou aos prantos, comecei ler o blog e uma tristeza invadiu meu ser, tenho um filho q é dependênte e eu tenho vivido uma tristeza só, já ficou interno por quase 3 meses, hj vive em ksa, sei q está se drogando de novo e isso tem me atormentado, tenho buscado forças em Deus q é o único q pode mim ajudar, bebe todos os dias e logo depois busca outras drogas mais fortes, tenho muito medo desse dia chegar na minha vida. um forte abraço.

    ResponderExcluir
  34. Hoje foi o pior dia pra mim,desde que acompanho o blog.....nem me imagino na sua situaçao de tao dificil que é....se rolar um livro eu keru ser a primeira a comprar....beijos Isabella...

    ResponderExcluir
  35. Oi Bela!
    Como não lembrar desse dia sem se emocionar. Lembro como se fosse ontem. Acordei cedo e fui para Canoinhas dar aulas,saí de Curitiba com um aperto estranho no peito, mas doía mesmo...só me passou pela cabeça que algo de ruim iria acontecer e chorei muito, durante toda a viagem eu chorei e rezei para o anjo da guarda de meus filhos. Mal sabia eu que o destino já estava traçando suas teias. Quando recebi a notícia a noite, já estava no hotel, a primeira lembrança foi a dor que senti durante toda aquela manhã...e a mesma dor voltou e é difícil arrancar do peito...
    Força a vc e toda a família
    Tia Ley

    ResponderExcluir
  36. Isabela,
    Parabéns pelo Blog e por este seu depoimento/desabafo. Tenho certeza que não foi nada fácil escrever e reviver tudo, mas aí está a sua grandeza e dos que a incentivaram a fazer o blog falando francamente sobre tudo.
    Isto tudo pode ajudar muito a todos que lutam contra a dependência química.
    Sou profissional nesta área da saúde e estarei divulgando seu blog junto aos que me procuram como terapeuta.
    Meu abraço a você e todos da família e amigos.
    Gilia

    ResponderExcluir