terça-feira, 20 de abril de 2010

11o DIA - Segunda Parte

Continuação do 11o dia....
Escrito por Francine:

Fiz amizade (hoje durante o jantar que teve carreteiro e comi duas vezes, depois um bolo e um charge) com um interno, o Joaquim, que mora em Curitiba, mas é do Rio de Janeiro. Já esteve aqui outras vezes e o problema dele é o álcool mesmo, agora nessa fase, porque já fez de tudo também. Ele administra um Hotel. Já foi casado e tem um filho com uma mulher que mora em Floripa, mas hoje são separados. Conversamos muito e achei ele bem interessante. Conhecemos algumas pessoas em comum. Ele é muito amigo do Ricardo Mansur.Opaaaaaaaaaaaaaaa quem sabe não encontro minha alma gêmea nessas festinhas básicas do Café de La Musique hein?????
Mas ele é muito querido mesmo. Chegou mal aqui, sempre sentou sozinho na mesa e ficava lendo um livro. Hoje resolvi sentar com ele e ali partiu nossa conversa. Já trocamos Orkut, e-mail e telefone.
Depois do jantar ficamos na parte externa fumando e dando muita risada com as historias do Anderson (crackeiro), da Ana, que hoje está bem melhor e com um humor ótimo e bem querida, com o Joaquim e a interna que chegou ontem e não sei o nome. Anderson falou de roubo, tráfico, acidente de carro, festas e de até vender latinha de cerveja com xixi dentro para juntar dinheiro para entrar nas festas. Hoje ele tem uma Brasília e faz rali com ela. Ele disse que não teve fissura nenhum dia e que está super bem, mas está louco para sair daqui pelo fato de ser um tédio. Aliás, tem muita gente reclamando disso, inclusive a Adriana, que vai embora, pediu alta, porque em 10 dias gastou mais de 6 mil reais e o tratamento dela de depressão é o mesmo que ela está fazendo em casa. Tadinha, estava super triste.
Eu me afastei um pouco de todos, hoje me cuidei mais, tomei um banho super gostoso, estou aprendendo a ser mais organizada, menos preguiçosa, Limpando bem meu rosto, passando creme todos os dias....só preciso diminuir o cigarro! Calma lá, uma coisa de cada vez né? Mas essas medicações dão um sonnnnooooo e uma fomeeeeeeeeeeee.

DESESPERO TOTAL: CHEGUEI COM 54 KILOS, ESTOU COM 59, em 11 dias SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!
Spa depois daqui, desde q tenha Unimed hahahahahahaha!
Dormi cedo, mas acordei muito de madrugada, agoniada.

Uma parte do livro diz assim:
O vicio se caracteriza quando há 3 condições:
1 Compulsão repetitiva para buscar aquele prazer
2 Tolerância aumentada, ou seja, é preciso doses cada vez maiores.
3 Sindrome de abstinência, o organismo e/ou psique sofrem sua falta

Não são as más companhias que aliciam o filho ou fazem pressão para que ele use drogas, já existe dentro dele o desejo de experimentá-las.

Sistema de recompensa:
O cérebro em transformação, " a euforia do comportamento de risco vem da liberação de grandes quantidades de dopamina sobre o núcleo acumbente, associada a ação direta de outro hormônio do estresse, o cortisol, este sim capaz de atravessar a barreira entre o sangue e o cérebro e ativar diretamente o sistema de recompensa ".
Resumindo: o estresse estimula a glândula supra-renal a produzir o cortisol que pelo sangue chega até a área tegmentar do cérebro, que então despeja dopamina sobre os neurônios do núcleo acumbente. Assim funciona o sistema de recompensa.
O prazer é resultante da estimulação desse sistema. Tal estimulação é resultante da ação realizada pela pessoa. Resumindo: essa ação provoca prazer. Todas as experiências e ações da vida que provocam prazer alimentam o sistema de recompensa, e é graças a esse sistema que a vida continua, isto é, buscamos comer, dormir e ter vida sexual, etc. Entretanto, é também graças a ele que surge o víicio , o qual se caracteriza naquelas 3 condições citadas um pouco acima.
ANTES DE DORMIR, CHOREI MUITO AO LER A BÍBLIA, LUCAS 8 PAGINA 31, A FILHA DE JAIRO E A MULHER QUE TOCOU O MANTO DE JESUS CRISTO!!!!



Um grande abraço
Isabela

Um comentário:

  1. [...]nada há oculto que não acabe por ser manisfestado, nem escondido que não deva saber-se ou tornar-se público[...] a Fran é o máximo mesmo...sempre teve essa percepção apurada das coisas. E eis aqui este BLOG para tornar verdade as palavras do Senhor:
    "Saiu um semeador a semear a sua semente...[...]...quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
    beijo da tia Ley

    ResponderExcluir