quinta-feira, 27 de maio de 2010

Carta durante a internação

Olá,

Não sabíamos qual era o lugar certo para ela. Na verdade, foi tudo muito rápido. Quando descobrimos, na semana seguinte ela tinha consulta com um psiquiatra, que é considerado um dos melhores de Florianópolis nessa área. Ea consultou na sexta, dia 12/06, e ele sugeiru a internação. No sábado fomos visitar a clínica, e na segunda, dia 15/06 ela foi internada. Como a abstinência era muito forte, ela não podia ficar sozinha em momento algum, e nem tivemos tempo de pesquisar o melhor tratamento, se a clínica era boa, se havia outra opção. O importante era mantê-la longe das drogas. Achamos que era a melhor opção naquele momento. Não sei se foi certo ou errado. Eu acho que o pior não foi a clínica, mas sim a continuidade do tratamento com o médico da clínica, que cometeu erros gravíssimos com relação ao tratamento, inclusive em questões éticas. Mais adiante vou relatar alguns fatos que aconteceram.
Vou postar a carta que eu enviei para a Francine depois que fui visitá-la naquele dia. Saí de lá com o coração apertado, morrendo de vontade de carregá-la no colo, e brigar, brigar por todos os seus comportamentos. E fazer o o tempo voltar para quando nada disso existia.

Oi Fran,
Adorei ler a tua história. Ri e me emocionei diversas vezes. Dá para perceber todas as suas sensações durante a leitura.
Tu estás sendo muito corajosa nessa vida. Passando por todos esses momentos difíceis e muitas vezes sozinha. Mas pode ter certeza que lá em cima, o Nosso Pai está vendo tudo isso e está te ajudando a agüentar todas essas provações da vida.
Nós te amamos muito e te queremos do nosso lado, participando das nossas vidas e das nossas reuniões. Não mais aquela Francine que nunca está presente, ou quando comparece só fica querendo dormir. Queremos aquela Fran para rir e se divertir, falar besteira e “pegar no pé”, porque alguém sempre tem que fazer o papel de “bobo” da vez.
Eu sei que é difícil, vai ser muito mais ainda, mas precisas ter forças para superar todas as barreiras e seguir o teu caminho.
Não pense que a vida das pessoas é fácil. Todo mundo tem os seus problemas. Às vezes eu sei que tu pensas que para mim é fácil falar porque eu já estou encaminhada na vida. Mas eu passo por batalhas quase todos os dias. Tenho problemas com o Alex, que trabalha demais e nunca está em casa. Nós sempre brigamos por causa disso. A Clara vive no meu pé, não me deixa fazer nada. Eu não sei o que é passar um sábado vendo um filme ou dormindo. Moro numa casa grande que suja muito e preciso lidar com empregada que falta ou fica se metendo na minha vida. Trabalho em muitos lugares diferentes e não consigo me organizar direito, estou sempre estressada. Não tenho tempo para mim. E aí? Como fica? Eu não posso desanimar, tento vencer todas essas batalhas e seguir em frente, um dia de cada vez. Ah, e morro de vontade de tomar um porre daqueles e passar o domingo todo na cama, curando ressaca. Isso não faz mais parte da minha vida.
Mas por outro lado, eu tenho uma filha linda e maravilhosa, uma profissão que eu escolhi, uma casa que eu sempre quis ter, e um marido que nas horas livres me dá muito carinho.
É assim que tens que pensar. Tu és linda, ótima profissional e muito divertida. Tem alteração de humor freqüente? Não tem problema, é apenas um defeito no meio de tantas qualidades. Queres um namorado, alguém legal? Quando tu passares a gostar de ti mesma, as pessoas vão começar a te ver com outros olhos, e logo vai aparecer alguém para te fazer feliz. Problemas no trabalho? Paciência, muita paciência. Isso faz parte da vida de todo mundo, temos que aprender a lidar com as diferenças.
Saia daí com alguns objetivos. Investir mais na profissão. Quem sabe dessa vez tu consegue guardar uma grana para passar um tempo fora. Poderias fazer uma especialização. Pode ser em Portugal, ou na Espanha, onde não precisa falar inglês (kkkk). Vai fazer a tua aula de dança, ou Pilates, como estás programando. Vai estudar, esquece aquele negócio de ter que sair p/ tomar chope todo dia, ou usar droga. Tenta levar uma vida mais saudável. Tu vai conhecer pessoas legais, pode ter certeza.
Tu és muito esperta e inteligente. Não entra nessa roubada novamente. Pensa no mal que isso tudo te fez. Mas tens que estar preparada porque a tentação vai ser grande. Assim, tens que te afastar de todas as pessoas desse meio, mesmo que seja dolorido. Não podes freqüentar os mesmos lugares de antes. Sabe aquele ditado “a ocasião faz o ladrão”. Precisas se manter afastada disso tudo para não dar tentação. Pensa em ti, como tu é amada e querida por todos, em quanto apoio estás recebendo. Tu não mereces passar por tudo isso novamente. E nós não merecemos também. Todos que te cercam querem te ver bem, mas não vamos ficar a vida toda passando a mão na tua cabeça.
Tenho muito medo de te perder. Para as drogas ou para Deus. Eu te amo muito e a Clara também te ama. Ela sempre pergunta por ti. É muito lindo ver que ela tem uma tia que gosta tanto. Pensa nela, ela precisa de ti. Todos nós precisamos.
Aguenta firme, porque eu quero que daqui a uns anos a gente possa se reunir e dar risadas de tudo isso.
Um grande beijo de sua irmã que te ama muito.
Isabela

É muito difícil ler essa carta hoje e ver que realmente nós a perdemos. Ainda não consigo aceitar que meus pesadelos se tornaram realidade
 
Um grande abraço
Isabela

6 comentários:

  1. Oi Bela..

    Muito emocionante a sua carta, ainda mais sabendo o final que tudo levou.
    Que Deus continue dando forças à todos nós e principalmente á vocês!!!

    Amamos muito você, sua família...

    Um beijo grande,

    Betinho!

    ResponderExcluir
  2. Bela... realmente tinhas muita conciência do que podia acontecer, e esse era teu maior medo. Tudo que desejavas para Fran foi interronpido de forma brusca, rápida demais... Não consigo entender, todos nós poderíamos ter passado pelo q a fran passou, pois todos já fizemos algumas besteiras. é uma pena não podermos voltar no tempo, é uma pena não podermos mudar certas coisas... eu particularmente me arrependo de muita coisa que fiz, e do que fiz meus pais passarem... agradeço a Deus por nada ter me acontecido de pior.. passei por uma fase crítica, que durou dos 17 aos 20 anos e ,e indentifico muito com essas histórias, me emociona muito ver o lado de lá (o seu lado, o da família) e poder entender que quem mais sofre com tudo isso são as pessoas que nos amam.
    Que vocês fiquem bem, com a força de Deus e da família, estamos aqui, para o que der e vier.

    ResponderExcluir
  3. Bela,
    Sempre leio o blog, e sempre me emociono com tudo que leio...Convivi pouquíssimo com a Fran, mais lembro dela divertida, falando besteiras, como todos que a conheciam, lembram...
    Linda sua carta! Com certeza, ela esta sempre com vocês, iluminando a sua vida, da sua filha e de toda a família...
    Sempre rezo para que Deus lhes dê força para continuar, na certeza de que ela está em paz...
    Um beijo grande, abraço forte com carinho...Kika!

    ResponderExcluir
  4. Usei drogas por 15 anos e estou limpa há 2 anos...Fui internada 7 vezes e depois das 7 internações recaí cada vez pior. Um dia me, não sei ao certo o porque, resolvi levar as coisas mais à serio. fazer exatamente o que os médicos e psicólogos que passei aconselhavam e me recuperei...Transformei minha vida e hoje sou feliz (nem todos os dias é claro!!!). Sei que existe mtos médicos ruins, sei que as vezes a familia pode fazer mais certo do que está fazendo. Mas. tb sei que independente do que cada um faça quando um dependente recolhesse de uma vez seu problema e busca recuperar-se ele se supera e pode sim conseguir. Minha familia acertou e errou (querendo acertar) mto, tive bons e péssimos médicos, mas independente de qualquer coisa quem conseguiu vencer foi EU!!! Claro que o apoio é fundamental e isso a Francine teve, independente dos erros ou acertos. Não estou dizendo que ela não queria, por favor não me interpretem mal, eu quis mta vezes mas não conseguia, e não conseguia porque eu queria ficar bem, eu não queria mais machucar as pessoas que eu amava e me amavam, mas eu não queria abrir mão de inúmeras coisas que tive que abrir para ficar bem (como a bebida) e não queria passar pela intensa luta que a transformação exige. O que quero dizer aqui é não se culpem. Vi mtos "amigos" de ativa e de internação não conseguirem mesmo querendo. Vi gente morrer e ser levada pela droga. Mas é louco pois vi gente morrer depois de anos e mais anos de sofrimento com o uso das drogas e ainda vejo gente tentando sem conseguir independente dos erros e acertos que os rodeiam de profissionais ou familiares. Se vc acredita que o profissional errou tem mais é que falar disso pois os profissionais tem que errar o menos possível. Mas vendo a rapidez com que tudo aconteceu com Francine, vendo o quanto a morte chegou rápido, logo após o inicio do uso (meses de uso acreditem é pouco perto do que já vi), acredito que era para ser. Sei que parece um pensamento conformista, mas acredito que existe um Deus e por alguma razão este a quis perto Dele e a levou. Claro que o uso das drogas a levou a morte. Mas pq tanta gente vive anos usando drogas, fazendo mais besteiras ainda do que ela e permanece vivo? Porque tanta gente ainda stá em sofrimento por anos, se colocando em mais riscos do que ela e ainda vive? Só Deus sabe, mas se ela não teve esse tempo é porque assim ele quis. Desculpa se estou sendo muito conformada, mas sinceramente quero ajudar, dizendo que Deus quis que tudo ocorresse rápido, algum propósito ele tinha. Óbvio que era incrivelmente melhor que ela nunca tivesse se envolvido com essa merda de droga, mas se ela se envolveu e se ela tinha que morrer foi melhor que tenha sido rápido pois evitou ainda mais sofrimento para vcs e para ela.
    Não se culpem e jamais pensem no que deixaram ou não de fazer. Li todo o diário de Fran e tudo que fizeram e acreditem vcs fizeram o melhor que uma familia pode fazer. A minha recuperação só aconteceu quando eu quis ir atrás dela apesar das inúmeras dificuldades, independente das péssimas ou ótimas clinicas que estive ou com os bons e com maus profissionais que conheci. Acredito que a Fran queria, mas não houve tempo para ela realmente perceber tudo o que tinha que fazer para conseguir, e se Deus não quis este tempo (que as vezes é de dias, ou de meses, ou te longos anos, ou nunca) é porque assim tinha que ser.

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabella... nao conheço vc, nem conheci a Fran,.. mas "achei" o blog e leio todas as postagens. acho muito surreal a clinica que sua irma estava. meu marido (agora ex) tb tem problemas com drogas.. ele freguenta uma grupo de NA desde 2009. ficou internado em Palotina SC numa comunidade e foi otimo.. em 23/04/10 ele recaiu.. esta recaido.. perdido pondo tudo fora. ate o nosso casamento.. cada um tem uma historia mas acho que a da sua irma poderia ser diferente.. ou nao.. nao sei.. mas e triste demais . bom meu e-mail e mari_boscardin@hotmail.com. se quizer conversar... estou aqui.

    ResponderExcluir
  6. Linda sua carta Bela...
    Se nós primos morremos de saudade da Fran... imagine vcs... Mas, Deus sabe o que faz.
    Adorei que vcs vieram para cá na véspera do dia das mães! Venham sempre para passear, conversar e matar a saudade!
    Bjs bjs

    ResponderExcluir