segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Algumas informações

Oi!

Muito legal a repercussão do blog depois da reportagem no DC. Muitas pessoas estão lendo e deixando comentários.
Para quem está começando agora, aconselho ler o blog desde o começo, porque ele conta uma história, que tem uma sequência. Vai contando todo o diário da internação da Francine, até ela sair da clínica e retornar suas atividades, tentando se adaptar a nova vida.
Em abril, tem o post "Carta da Mãe", que conta os últimos momentos dela. Ali conta como ela faleceu.
Sobre "a pessoa que a deixou viciada", muitas pessoas estão me pedindo para divulgar o nome dele. Mas meu pai, que é advogado, pediu para eu não colocar em hipótese alguma, e nem passar por e-mail. Não temos provas, e podemos sofrer um processo por causa disso. Quem mora em Floripa, fica fácil descobrir, Muita gente soube do caso da Francine. Se começar a perguntar para uma ou outra pessoa, acabarão descobrindo quem é o cara e o restaurante no centro da cidade.
Mas para falar a verdade, estou começando a ficar com pena desse cara. A vida dele não vai para frente. Ele é viciado. Já deve estar pagando pelo mal que fez.
Tenho muito mais raiva do médico e da psicóloga que estavam tratando dela. Porque nós confiávamos neles. E o erro foi tremendo.
Vou contar um fato:
A Francine teve uma recaída no último final de semana de setembro. No domingo ela ligou para o meu marido chorando e como ele pressionou, ela acabou contando da recaída. Pediu para ele guardar segredo e não me contar nada. Ela confiou nele. Mas como não é uma brincadeira, claro que ele me contou.
Na segunda-feira eu tentei entrar em contato com o médico dela. Liguei na clínica onde ela foi internada, pois sabia que ele estava atendendo lá. A secretária disse que ele ainda não estava, eu expliquei o caso a ela, disse que estava desconfiada que a minha irmã tinha tido uma recaída. Ela ficou de passar o recado a ele. Mais tarde ela me ligou (a secretária) , dizendo que o Dr. não poderia me atender, mas que era para eu insistir para a Francine não faltar a consulta que ela tinha na quarta-feira.
Na quarta-feira ela foi consultar com o Dr. e contou da recaída. Mas sabe o que ele disse a ela? "A sua irmã está me procurando, o que eu tenho a ver com a sua irmã? A minha paciente é você, e não ela, o que ela quer comigo?" Vocês acreditam numa coisa dessas?
A Francine saiu da consulta, chegou no trabalho e entrou no msn do meu marido brigando com ele: "Puxa, eu te pedi para não contar nada para a Isabela, mas tu contasse. Traísse a minha confiança". Ele tentou enrolar, dizendo que não tinha falado nada, que eu e minha mãe estávamos desconfiadas dela, por isso eu fui procurar o médico. Mas ela não acreditou e não contou mais nada para o meu marido, que era uma pessoa que ela confiava muito.
Não dá vontade de internar esse médico psiquiatra como Louco???? Também não posso falar o nome dele. Mas ele atende no centro de Florianópolis e nessa clínica que ela foi internada. Só posso dizer que NÃO é o Dr. Marcos Zaleski, melhor especialista nessa área. A Francine chegou a consultar com o Dr. Marcos, mas depois mudou para o outro, porque ele a atendia  na clínica de reabilitação. Iria voltar para o Dr. Marcos, mas não deu tempo. A consulta já estava marcada. Talvez tivesse sido tudo diferente.

Continuem acompanhando e divulgando!
Obrigada
Um grande abraço a todos
Isabela

15 comentários:

  1. Vocês já tentaram processar este médico? Ele não pode ficar impune!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que Absurdo esse médico precisa ser denunciado ao conselho, qnts pessoas ele pode estar comentendo o mesmo erro....

    ResponderExcluir
  3. Muito triste toda a história, muito bonito o amor da família.
    Você poderia nos passar o link da reportagem? Tentei procurar no site passado no último post, mas não consegui :(
    Abraços, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou aqui pela primeira vez por causa da reportagem do DC de domingo. Com certeza lerei desde o começo. Já estou te seguindo, viu? Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Acompanho a mais de um mês o blog... descobri atraves da PGM no orkut!
    Fiquei arrasada com a historia da Francine...
    putzzzz... e com certeza vocês estão ajudando várias pessoas! =)

    ResponderExcluir
  6. Sou estudante de Psicologia, conheci o blog atravez de uma professora, que recomendou ele para vermos como era a vida de uma pessoa que fica internada por causa das drogas. E também para ver os erros que um profissional pode cometer, ou melhor, os erros que nao se pode cometer de jeito nenhum!
    Parabéns pela sua iniciativa de escrever esse blog. Com toda certeza ele está ajudando as pessoas de diversas maneiras, e sua irmã deve estar muito feliz por isso.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Isabela,
    ontem, lendo os comentarios, me deparei com um cheio de criticas e preconceitos. Nao o vejo mais aqui...ja era tarde da noite e os compromissos do dia seguinte me impediram de responder. Talvez o devesse ter feito, pois confesso que passei uns bons minutos refletindo sobre o assunto. Sei que todos divergimos em muitas opinioes, e um dos belos aspectos da democracia e da nossa constituicao consiste na liberdade de expressao. Mas, quem somos nos para julgar o proximo? Apenas humanos, tao cheios de imperfeicoes, tao faliveis e passiveis de erros...Em que esquina da vida viremos ao chao? podemos ter a certeza de que nao falharemos, nos ou um de nossos familiares? nao, a vida eh tao cheia de misterios, que no proximo minuto tudo pode mudar, nao eh mesmo? talvez isso a faca ser tao maravilhosa...
    Deixo aqui meu desabafo, cheio de indignacao. E q repensemos nossas palavras, q elas sejam sempre carregadas de amor e compaixao. Deixemos as criticas menos construtivas de lado, nos preocupemos mais com palavras de amor e incentivo. Um dos grandes pensadores dos ultimos tempos, o amado mestre Jesus, tinha como companhia frequente prostitutas e pessoas de "ma vida". Repugnava os homens da lei, os sacerdotes com sua falsa moral. Nao sejamos os novos sacerdotes da era moderna. Recordemos sempre a sublime mensagem do Divino Mestre, cheia de humildade e compaixao.
    Muita paz pra todos nos

    ResponderExcluir
  8. Olá Elaine,

    Eu só li aquele comentário a noite, e achei melhor apagá-lo. Obrigada pela sua defesa, penso da mesma forma que você. Todos nós estamos sujeitos a um "tropeção numa esquina da vida". A pessoa que escreveu não deve ter filhos, e nem família, e também não sabe o que é passar por uma perda de alguém que amamos muito.
    Obrigada
    Isabela

    ResponderExcluir
  9. Esse é o link da reportagem:

    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3012620.xml&template=3898.dwt&edition=15337&section=1380

    ResponderExcluir
  10. Imaginei que meu comentário pudesse ser apagado. Nenhum problema. Porque o que se quer na verdade é achar um culpado para um problema que não tem UM culpado mas, como disse anteriormente e vou repetir, são MUITOS os fatores que contribuem para que essas tragédias aconteçam. O fato de entenderem meu comentário como preconceituoso me causa estranheza porque em nenhum momento fiz qualquer juízo a respeito de quem quer que seja. Nem bom nem ruim, nem vítimas, nem mocinhos. Porque a vida não tem mocinhos e nem vilões, mas tem, sim, SUJEITOS ATUANTES que escrevem seus destinos a cada escolha feita.

    Lamento se não fui "generosa". Talvez tenhamos conceitos diferentes de "generosidade" e amor ao próximo porque para mim, amor ao outro é ajudá-lo a compreender as suas fraquezas e, dentro das possibilidades (limitadas) que temos, ajudar o outro a encontrar seu próprio caminho. Ativamente.

    Se amizade é fazer de conta que meu amigo não está se drogando na minha frente, então não contem comigo! Se amor é aceitar resignadamente que o outro se destrua e leve com ele um pouco de mim, também não contem comigo!

    Procurar responsáveis depois que o dano está feito não resolve e nem ajuda ninguém. Também não é utilidade pública culpar o médico ou quem quer que seja pela tão prematura e trágica morte. Fique claro que a morte da sua irmã me comoveu profundamente! Tanto que voltei ao blog para escrever o comentário que foi apagadado. Porque o problema das drogas é maior que um caso isolado. É uma epidemia e deve ser tratado com firmeza. palavras doces e superficiais não resolvem nada. Fazer de conta que o problema é o traficante não é a solução. TRAFICANTES SÃO BANDIDOS, E A ELES OS RIGORES DA LEI.

    Mas existe uma responsabilidade que é nossa, de cada um de nós que tem filhos. EDUCAR é preciso! EDUCAR É TAREFA PARA TODA UMA VIDA. As familias não podem continuar se omitindo, fazendo de conta que não vêem o que acontece debaixo dos seus narizes. Desde muito cedo as crianças são entregues às escolas para serem educadas. Pais e mães desobrigaram-se da dificil tarefa de fazer de seus filhos pessoas boas e felizes. Simplesmente depositam os pequenos no começo do dia e os recolhem na porta da escola ao final da tarde. São crianças carentes e infelizes, cobertas de presentes e sem nehuma atenção real de seus pais. Roupas de marca, brinquedos caros e mais nada... Um grande vazio...
    Mocinhas e mocinhos crescendo por conta própria, SEM NENHUMA ORIENTAÇÃO E SEM LIMITES. E assim vamos....

    Falei em Florianópolis pq é a realidade que conheço mais de perto. Se meus comentários pareceram grosseiros, lamento, mas SÃO VERDADEIROS! Não vê quem não quer. Há pouco tempo houve um caso de estupro de uma menina por meninos de idade semelhante, dentro da casa de um dos meninos, com a mãe no quarto ao lado!!... DROGAS, BEBIDA... VIOLÊNCIA!!

    Isabela, peço desculpas se pareci grosseira com relação à sua irmã. Não foi a minha intenção. Apenas acredito que este espaço pode e deve ser utilizado para uma REFLEXÃO HONESTA sobre o problema das drogas que assola a nossa sociedade. Culpar um ou outro não resolve problema e não contribui em nada. NÃO SEJAMOS SUPERFICIAIS SOB PENA DE MINIMIZARMOS UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL.

    Peço desculpas mais uma vez e registro não voltarei a postar no seu blog.

    Lucia B.
    Me. Psic. Jurídica

    ResponderExcluir
  11. Bem, não costumo comentar muito aqui, apesar de ler o blog todos os dias. Leio pra me sentir mais perto da Fran, q era minha prima. Leio pra tentar compreender em qual ponto ela perdeu o controle. Mas, na verdade, nada disso me faz sentir melhor em relacao ao q aconteceu. Eu li o comentário de ontem, e juro q na primeira vez nao entendi mto bem o q estava escrito ali. Mas, na segunda leitura, li e compreendi mto bem o q a pessoa quis dizer com o seu desabafo. E acabei concordando plenamente. Não há mesmo que se falar em um ou dois culpados. Na verdade, na minha opiniao, não há sequer que se falar em culpa. É revoltante e trágico o que aconteceu com a Fran e pronto. Pra variar, me emociono demais qnd penso na Fran, e daí nao consigo me expressar mto bem. O que eu queria deixar registrado mesmo é o meu agradecimento pra Bela, principalmente pela força. E também o meu agradecimento pras pessoas q tem a coragem de escrever o q de fato sentem, porque isso gera um debate saudável e é exatamente isso mesmo que se busca aqui.
    Termino com uma frase de um carinha bem sábio indiano, o Jiddu Krishnamurti: "Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente."

    (Paola)

    ResponderExcluir
  12. Concordo em partes com o comentário. Mas quanto a deixar os filhos desde cedo nas escolas.. o que fazer se as mães trabalham o dia inteiro? E precisam desse salário para sustentar o filho?

    ResponderExcluir
  13. " O primeiro remedio para todos os males do comportamento humano se constitui de dois ingredientes bem conhecidos: o amor e a compreensao.
    OS pais podem ter culpa no descaminho dos filhos, mas tambem eh possivel que nao o tenham, quando se trata de espiritos que a lei de causa e efeito lhes devolveu ao convivio. Mas entao existe uma responsabilidade anterior.
    Eh sempre necessario que pais e mestres se lembrem desses principios doutrinarios para agir com serenidade e eficiencia, procurando recupera-los..."
    J. Herculano Pires
    Vemos que, especificamente nesse caso, apesar de ninguem aqui querer encontrar culpados, a familia de forma alguma deve ser responzabilizada. Vemos uniao, carinho, esforco, companheirismo, faltasse isso, seria bem diferente, uma mulher q se formou, q passou pela fase mais dificil ( adolescencia ) e veio a cair numa esquina da vida, qdo todos menos esperavam. Mas a pergunta nao cala: quem de nos pode ter a real medida do futuro? Agora, encontrar os responsaveis eh de grande utilidade publica, responsabilizar um medico eh de grande serventia. Devemos sim nos indignar diante desses "profissionais". Se continuarmos na passividade, qtos erros ainda suportaremos?
    Nessa hora nao mais precisam das palavras duras e da disciplina severa. O que precisam eh de palavras de amor, consolo q aquece, ombro amigo, um colo, um pouco de calor huamno.
    Sejamos mais generosos com quem sofre e um pouco mais indignados com os irresponsaveis q se responsabilizam pelos nossos doentes.
    muita paz
    Elaine

    ResponderExcluir
  14. Isabela, eu sou de sampa e consegui ver a mensagem mesmo assim pela internet seguindo o que vc falou...
    Vc deve saber que acompanho o blog desde quase o começo e TORÇO de verdade para você continuar com ele sempre vivo.....
    E mais uma coisinha. Não tenha dó desse marginal não... Ele com certeza vai sofrer o tanto que fez famílias sofrerem...
    Um abraço carinhoso.

    Bjs

    ResponderExcluir