sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre a Deschopada

Oi Pessoal,

Nesse intervalo de uma semana que não tenho nada registrado, talvez ela tenha apagado mesmo, por quem sabe ter palavras duras falando da revolta dela comigo e com o meu irmão. É que foi numa semana em que estávamos brigando porque ia ter aquela festa da família, a "deschopada", onde os primos se reúnem num dia inteiro de festa, e é claro, sempre tem bastante bebida. Nós não queríamos que ela fosse, porque sabíamos que ela estava em tratamento, e a família não sabia, e iriam insistir para ela beber. Mas ela só falava disso, seria o primeiro fim de semana de uma pós que ela iria começar, em felinos, mas ela já havia até mandado um e-mail para lá dizendo que iria precisar faltar. Eu entrava no msn e ela já me chamava para falar da festa. Eu dizia: "Por favor Francine, nós estamos no começo da semana, eu estou cheia de trabalho, não consigo nem pensar em festa numa hora dessas , será que não tem como tu esquecer um pouco isso e trabalhar?" Imagina, uma segunda-feira, a pessoa querendo trabalhar e outra falando de festa o tempo todo. Ela falava dessa festa todo dia. Rolava um e-mail entre os primos, e ela era a que mais escrevia. Era complicado, ela em tratamento, como nós iríamos ficar tranquilos? Eu não sabia mais o que fazer com tanta insistência!
Então, nessa época ela trocou uns e-mails com uma prima nossa, a única que sabia do problema dela. Mostra como ela estava revoltada com toda a situação, e a nossa prima tenta acalmá-la. Vou colocar abaixo o que a Francine escreveu para a Paola

Dia 10/08

PAOLA, POR MOTIVOS OBVIOS, NA DESCHOPADA, NAO VOU COMPARECER OK?ASSIM EVITO MAIORES ATRITOS COM MINHA FAMILA.TENHO 2 CONSULTAS ATÉ LÁ, COM CERTEZA MINHA MEDICAÇÃO JÁ VAI DIMINUIR, ESTOU MUITO MELHOR E ATÉ A DESCHOPADA VÃO SER 77 DIAS SEM BEBER, O MÉDICO IRIA ME LIBERAR E TIRAR A MEDICAÇÃO PELO MEU ESFORCO E O TRATAMENTO ESTAR CORRETO. NÃO VOU FAZER NENHUMA CAGADA MAS ESTOU REVOLTADISSIMA. MEUS IRMAOS NAO QUEREM QUE EU VÁ, ACHAM MELHOR, ENTÃO VOU ESTRAGAR A FESTA DELES E É CAPAZ DE VIREM EMBORA CEDO POR MINHA CAUSA, ENTÃO EU ESCOLHI FICAR POR AQUI, E ALIÁS NÃO TENHO NEM COMO IR. QUERO QUE ELES SE FODAM. PELOs MEUS PAIS EU IRIA, MAS NAO QUERO CAUSAR ATRITO ENTENDE? ESTOU ME COMPORTANDO E SÓ EU SEI TUDO O QUE ESTÁ PASSANDO PELA MINHA CABEÇA E O QUANTO ESSE TRATAMENTO FOI DIFICIL PRA MIM, MAS HOJE ME CONSIDERO UMA VENCEDORA E MESMO REVOLTADA SEI QUE NAO VOU FAZER NENHUMA MERDA , NÃO SE PREOCUPA, MAS VOU NA MINHA AULA NORMALMENTE E SAIO AQUI NO SÁBADO A NOITE PARA ME DIVERTIR. ESPERO QUE ENTENDAS E NAO FALA PRA NINGÚEM. PRINCIPALMENTE PARA OS MEUS IRMAOS. EU ESTOU ÓTIMA....UMA HORA O CLIMA VOLTA AO NORMAL ENTENDE?O PAI E A MAE QUE ESTÃO COMIGO O TEMPO INTEIRO SABEM TUDO O QUE ESTOU PASSANDO E ME ACOMPANHANDO NOS MEDICOS. NÃO INSISTA MAIS, DEIXA QUIETO E FAZ ISSO POR MIM.

E a Paola respondeu para a Francine:

Poxa Fran, estou de cara mesmo...
Eu até entendo a preocupação deles, e mais uma prova do teu comprometimento é estar aceitando isso, mesmo revoltada e sem concordar.
Deixa isso quieto agora, tem três semanas até lá. Não fala mais sobre o assunto, não briga, fica bem na tua e vive a tua vida. Faz as coisas que tu tem que fazer, se comporta. Mas isso tudo não pensando nos teus irmãos nem nos teus pais, mas sim em vc mesma. Vc está num ponto da sua vida que não tem que provar nada para nenhuma pessoa alem de vc. Chega de se preocupar com o que os outros vão pensar, com o que os outros vão dizer.
O teu vicio, que a tua dependência é quimica, vai mesmo demorar um tempo até vc estar mesmo forte e recuperada. vc sabe que nao é pq passou um mês lá, e está há dois meses se tratando e SE RESPEITANDO que está curada. infelizmente, você deu para o seu cérebro uma série de sensações das quais ele vai sentir falta. "A MENTE MENTE". Quando menos se espera a tua mente pode criar armadilhas e te convencer que está forte, que vai ser só dessa vez. E é nessas horas que o bicho pega. É nessas horas que você precisa estar rodeada de pessoas legais e que não vão te dar chance de se dopar de novo...
 
A  Paola foi muito legal, porque era uma pessoa que ela podia se abrir. Mas quando alguém não quer dar ouvidos a conselhos dos outros, de nada adianta. E não pode achar que podia ter feito mais, foi o dependente que não quis ouvir. Quantas vezes eu já pensei que podia ter feito mais, que poderia ter evitado tudo isso? Mas ao mesmo tempo eu vejo que fiz tudo o que estava ao meu alcance. Ligava, conversava, chamava para vir ficar na minha casa. E brigava sim, não dava para ficar passando a mão na cabeça, porque ela sempre se fazia de vítima. Nunca vamos descobrir qual seria a fórmula correta!
 
Beijos
Isabela

8 comentários:

  1. Oi Bella, sabe que vendo tudo o que está escrito a gente percebe o quanto ela ainda nao tinha consciencia do que estava passando e achava que um dia ela poderia levar a vida que tinha antes de beber e festar sem limite, tenho a impressão que os médicos nao explicaram pra ela que quando existe o vício ele nao pode mais ser provocado, com o primeiro gole, ou a primeira tragada.....Parei de fumar por 8 meses, e foi só dar a primeira tragada num cigarro que tudo voltou com força total, a recaída é acontecimento horrível na vida do dependente, a gente se sente muito fracassado, com a auto estima lá embaixo....Ainda nao consegui vencer esse vício, infelizmente!!!! Bjos pra vc e pra sua família penso em vcs sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante o que a sua prima coloca no e-mail, a mente "mente". Infelizmente a sua irmã não teve tempo de perceber o quanto ela estava "doente" pois como vc mesma diz ela tinha um problema sério com a bebida, talves até mais sério que a dependencia química nessa altura o tratamento. Agora triste mesmo é dois profissionais da saúde que estavam cuidando dela não perceber isso, só pelo que vc relata ou mesmo ela escreve nota-se o transtorno que ela passava com a ausencia de alcool. Quem sabe se ela admitisse tudo teria sido diferente. Isabela pode ter certeza vc esta ajudando muita gente a perceber que alcoolismo e dependencia química são doenças que tem cura basta "querer" se ajudar!!
    Continue firme na sua missão que é muito bonita, apesar de ser triste!!
    Força e sucesso...
    Layana - Chapecó SC

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabela,
    Conheci o blog da Fran essa semana, eu sou membro da PGM no orkut a anos, e nunca tinha visto o perfil da Fran. Foi quando essa semana entrei na comunidade e o post dela estava no topo, entrei por curiosidade no post pelo número de comentários e me surpreendi com o blog.
    Alessandra - Patos de Minas-MG
    Estou grávida e tenho uma filha, não sei é pq estou grávida que me senti muito triste e comovida por essa história, não sei pq tbém me coloco no seu lugar a todo momento e sinto o como deve ser difícil pra vc!
    Vou esperar o próximo post para comentar sobre ela, estou um pouco chocada no momento!
    Muita força pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabela, bom acompanho o blog a algum tempo... Achei muito interessante a sua iniciativa e ao mesmo tempo fiquei triste como se eu conhecesse a Fran. Só que hoje estou passando por uma situação muito difícil com uma pessoa muito próxima de mim, estou desesperada e gostaria da sua ajuda. Você tem experiência nesse assunto e eu estou muito confusa. Gostaria muito de conversar contigo, e contar o que está acontecendo. Tenho certeza que em alguma coisa você irá me ajudar! Meu e-mail é: tati_pv3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ai Isabela, as vezes te sinto tao aflita e culpada...fugiu do seu controle, entende? pelo simples fato de q nos, todos, espiritos imortais, temos uma coisa chamada livre arbitrio! me vejo muitas vezes na Fran, qdo criticas e comentarios nao me abalam, qdo os q me amam tomam um cigarro de mim e dizem: vc nao vai fumar mais, prometeu! e digo, revoltada: vou fumar sim! sao esses mesmos q pagam meu tratamento, q custa no minimo 300 reais a cada 15 dias. e eu os afronto...e me sinto injusticada, incompreendida...e no dia seguinte choro e peco ajuda, mais uma vez. mas nao penso neles qdo vou ali no posto e compro mais uma carteira, mesmo sabendo q estao sofrendo, mesmo sabendo q estou me matando. e mata, e eh morte, talvez menos impactante pois acontece lentamente. e tambem me faco de vitima, tambem me desespero e choro e ainda vou mais alem, coloco a culpa nos outros, coisa q Francine nao faz. Ah! os viciados...e seus companheiros - se eh q me entende...nao adianta a prima, a mae o pai ou o cachorro, qdo queremos, queremos e pronto. e nos achamos fortes e acreditamos q podemos recair e levantar, no proximo segundo...ludibriados pelas artimanhas do corpo, envolvido numa teia q nao temos a exata nocao de como funciona. vc fez o q poderia fazer, o q estava ao seu alcance. mais, seria interferir nas escolhas do outro, ser responsavel pelo q nao te eh por direito, andar com outros pes, quem responde pela tua felicidade? quem dara conta perante ao Pai por tuas escolhas? a cada um segundo suas obras.

    ResponderExcluir
  6. Dei uma lida no blog. Sei o que é esse seu sofrimento, pois tenho um irmão usuario de drogas, que já foi internado e caiu em recaida. Sei que nao é facil aceitar certas coisas. A familia, o usuario as vezes chegam a achar que um mes, ou um ano é suficiente para ser tratado, o que eu acho um equivoco. A dependencia é algo muito forte, que nao dá pra se livrar fácil e rápido.
    Sou estudande de psicologia, a partir do curso comecei a entender mais o mundo deles, se nos que só assistimos eles auto se distruirem já sofremos... imagine eles ?
    Sei que o medo que eles entrem em recaida é grande assim que eles saim do tratamento, mas eles precisam de um voto de confiança, de sua vida... assim como uma pessoa normal, vive e erra, eles tbm tem qe ser capaz disso, mas as vezes os nossos medos acaba isolando eles do mundo... Meu irmao depois que saiu da clinica aparentava estar muito bem, e assim ficou por muito tempo, até que se encotrou com uma ex que tbm era usuario e voltou tudo como era...
    É complicado, pq se isolar eles, eles entram em depressao e procuram as drogas... Se confiarmos tem o risco deles irem atras tbm...
    Vivo isso a 13 anos, hoje aprendi qe o dialogo vai ser a base de tudo, e que a vontade dele deve ser escutada por mais absurda qe seja, e se nao aceitamos temos qe conversar, e jamais impor... eles devem tá de acordo com o qe vai ser feito, até pq o tratamento depende deles tbm... mas a familia tem um grande significado nisso... isolar pode parecer o melhor jeito, mas é ilusao...
    Pra uma pessoa qe é obesa e esta fazendo regime, ficar sem comer já é uma tortura. Imagine uma pessoa que é depende de substancias que muda suas reaçoes, medos, frustaçoes... e derrepente tem qe se livrar disso... é torturante e enloquecedor...
    Sei que nada pode trazer sua irma de volta, mas use isso para tirar ou evitar que as pessoas passem pelo o msm que ela...
    Li qe acha qe os medicos e psicologos tiveram culpa nisso, pode até ter tido... mas todo tratamento tem seus riscos, e se isolar fosse soluçao, todos sairiam da prisao sem cometer crimes...
    Fé e força nessa batalha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabela tudo bom? Sou a Mel, irmã do Denis e cunhada da Beta. A real é que não existe uma fórmula, pra nada nessa vida! Tu fez tua parte, claro que a gente sempre acha que pode fazer muito mais,se sente impotente, mas a Fran tinha personalidade forte, e nesse caso pode até ouvir o outro, mas vai agir de acordo com o que ELA pensa. Vejo o vício na pessoa como alguém que é muito teimoso. Não adianta tu falar, falar, até desenhar pra entender...ela vai fazer o que ELA acha que é certo, ela se auto engana. Passei 3 dias depois do trabalho lendo o blog todo e me identifiquei com ela porque também digo tudo que penso, e vou até o fim quando sei que estou certa. Da pra ver claramente que ela não estava nada preparada pra vida normal, que tinha muita luta pela frente. FDP do cara que mais uma vez levou ela pro "caminho". Isso serve de exemplo pra muita menina por ai que se deslumbra nesse meio de festa da sociedade. O acesso a droga é cada vez mais fácil, tem que ter cabeça. Te cuida e força!
    Mel

    ResponderExcluir
  8. oi isabela tenho acompanhado sua trajetória de escrever cada detalhe do diário de sua irmã, eu sei bem o q vc está sentindo, sou mãe de três filhos e o meu mais velho se envolveu com drogas, internei ele em maio desse ano mais ele desistiu do tratamento já faz um mês q ele está em ksa, tem fumado e bebido muito, diz pra mim q ñ está usando outras drogas(crack)mais eu estou em dúvidapor causa de umas coisa q já estão acontecendo, é muito díficil p/ mim.

    ResponderExcluir