sexta-feira, 28 de maio de 2010

Depoimento

Olá,

Ontem uma pessoa resolveu deixar o seu depoimento nos comentários, contando a sua recuperação. Achei um depoimento muito bonito e muito importante, por isso gostaria de divugá-lo nas postagens, para ficar mais fácil o acesso. O que ela fala sobre a Francine, é o que me conforta um pouco, quando eu penso que tinha que ser assim, pela rapidez de toda a situação. Acho a sua força importante para as pessoas que também passam por esse problema, que podem ver um testemunho de vitória.
Muito obrigada!
Aqui está:

Usei drogas por 15 anos e estou limpa há 2 anos...Fui internada 7 vezes e depois das 7 internações recaí cada vez pior. Um dia me, não sei ao certo o porque, resolvi levar as coisas mais à serio. fazer exatamente o que os médicos e psicólogos que passei aconselhavam e me recuperei...Transformei minha vida e hoje sou feliz (nem todos os dias é claro!!!). Sei que existe mtos médicos ruins, sei que as vezes a familia pode fazer mais certo do que está fazendo. Mas. tb sei que independente do que cada um faça quando um dependente recolhesse de uma vez seu problema e busca recuperar-se ele se supera e pode sim conseguir. Minha familia acertou e errou (querendo acertar) mto, tive bons e péssimos médicos, mas independente de qualquer coisa quem conseguiu vencer foi EU!!! Claro que o apoio é fundamental e isso a Francine teve, independente dos erros ou acertos. Não estou dizendo que ela não queria, por favor não me interpretem mal, eu quis mta vezes mas não conseguia, e não conseguia porque eu queria ficar bem, eu não queria mais machucar as pessoas que eu amava e me amavam, mas eu não queria abrir mão de inúmeras coisas que tive que abrir para ficar bem (como a bebida) e não queria passar pela intensa luta que a transformação exige. O que quero dizer aqui é não se culpem. Vi mtos "amigos" de ativa e de internação não conseguirem mesmo querendo. Vi gente morrer e ser levada pela droga. Mas é louco pois vi gente morrer depois de anos e mais anos de sofrimento com o uso das drogas e ainda vejo gente tentando sem conseguir independente dos erros e acertos que os rodeiam de profissionais ou familiares. Se vc acredita que o profissional errou tem mais é que falar disso pois os profissionais tem que errar o menos possível. Mas vendo a rapidez com que tudo aconteceu com Francine, vendo o quanto a morte chegou rápido, logo após o inicio do uso (meses de uso acreditem é pouco perto do que já vi), acredito que era para ser. Sei que parece um pensamento conformista, mas acredito que existe um Deus e por alguma razão este a quis perto Dele e a levou. Claro que o uso das drogas a levou a morte. Mas pq tanta gente vive anos usando drogas, fazendo mais besteiras ainda do que ela e permanece vivo? Porque tanta gente ainda stá em sofrimento por anos, se colocando em mais riscos do que ela e ainda vive? Só Deus sabe, mas se ela não teve esse tempo é porque assim ele quis. Desculpa se estou sendo muito conformada, mas sinceramente quero ajudar, dizendo que Deus quis que tudo ocorresse rápido, algum propósito ele tinha. Óbvio que era incrivelmente melhor que ela nunca tivesse se envolvido com essa merda de droga, mas se ela se envolveu e se ela tinha que morrer foi melhor que tenha sido rápido pois evitou ainda mais sofrimento para vcs e para ela.



Não se culpem e jamais pensem no que deixaram ou não de fazer. Li todo o diário de Fran e tudo que fizeram e acreditem vcs fizeram o melhor que uma familia pode fazer. A minha recuperação só aconteceu quando eu quis ir atrás dela apesar das inúmeras dificuldades, independente das péssimas ou ótimas clinicas que estive ou com os bons e com maus profissionais que conheci. Acredito que a Fran queria, mas não houve tempo para ela realmente perceber tudo o que tinha que fazer para conseguir, e se Deus não quis este tempo (que as vezes é de dias, ou de meses, ou te longos anos, ou nunca) é porque assim tinha que ser.

9 comentários:

  1. Quando li o décimo oitavo dia, a impressão q tive, foi q ela mesmo estava me contando a história, qdo terminei cai na real, aconteceu mesmo, minha amiga morreu, ela não está mais aqui!!!! MEU DEUSS!!!!!!! Me deu um desespero, acho q estava esperando alguem me ligar e dizer q tudo não passou de uma brincadeira ou q eu estava dormindo e tendo um pesadelo....

    qto mais o tempo passa mais aumenta a saudades, qdo penso q já q consegui superar, vejo q eu me engano todos os dias fingindo q isso não aconteceu, fugindo dos pensamentos.. estou numa fase q não consigo olhar a foto dela, que parece q enfiam uma vaca no meu coração.....

    Carol Souza

    ResponderExcluir
  2. Só a título de curiosidade. Muitas pessoas se questionam pq. a pessoa morreu de uma overdose se ela provavelmente usou a mesma quantidade que de costume. Pela lógica, o viciado não deveria ter uma overdose se cheirou o mesmo tanto de sempre. Trabalho com isso e me fazem mto essa pergunta. Acontece o seguinte: a maioria, qse 90% dos traficantes por ai vendem a cocaína misturada com outras coisas, como por exemplo pó de giz, farinha, etc. De repente o usuário compra a cocaína de um traficante que vende ela pura, sem mistura nenhuma e o organismo dele recebe uma dose absurdamente maior do que está acostumado, mesmo ele cheirando a mesma quantidade que de costume. É repetir isso pra que todos sempre tenham a informação, pq. a falta dela junto com o momento de fissura fazem com que a pessoa faça uma loucura e corra um risco que é muito alto, o de ter uma overdose.

    ResponderExcluir
  3. Isabela
    Fico feliz que meu depoimento tenha ajudado... Saiba que ler as histórias de Fran tb me ajudam a manter minha recuperação...não há cura para a dependência, há apenas uma eterna manutenção da recuperação. As vezes é bom relembrar do meu passado, por pior que tenha sido. As vezes é bom ver histórias de outras pessoas que tiveram o mesmo problema que eu, pq assim nunca me esqueço do inferno que vivi e não deixo de ficar atenta diariamente para nunca mais cair...

    ResponderExcluir
  4. e verdade tudo que foi falado ,Deus deu o tempo dele para a minha amada FRAN ,NOIS TODOS TEMOS O TEMPO DE DEUS,nascer ,viver,e morrer seja por qual situaçao.nao e facil mais DEUS nos consola o tempo e DELE

    ResponderExcluir
  5. E Isabela tudo que aconteceu com a nossa FRAN foi pra nois abrirmos mas nossos olhos para a vida .

    ResponderExcluir
  6. É Luisa, para nos confortar um pouco, só acreditando nisso, que era a hora dela, independente do que fizéssemos. Essa noite sonhei com ela, queria abraçá-la e beijá-la, mas no sonho não entendia porque eu estava com vontade de fazer isso.
    Sobre o comentário da overdose, depois nós fomos pesquisar e descobrimos que esse foi um dos motivos que fez com ela tivesse uma overdose, a droga era mais "pura" que o habitual. Junto a isso, o organismo dela estava fraco, porque ela havia ficado 100 dias sem usar a droga. E também haviam os remédios. Ela tomava Diazepam, Fluoxetina, Depakote. Tudo isso foi como uma bomba para o coração dela.
    Que fique a dica para quem está em tratamento, a recaída pode ser fatal.
    Beijos
    Isabela

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabela...
    Sou eu novamente, que escreveu o depoimento...gostaria de ajudar mais pois sei exatamente o que vcs estão passando. Acho que por que passei tantos anos causando sofrimento para aqueles que me amavam que hj tento ajudar quem eu posso a partir de minha experiências. Sei que agora vcs devem se fazer algumas perguntas e talvez eu posso ajudar. Inclusive me coloco a disposição de qualquer um que leia este blog e queira alguma ajuda de alguém que já fez bastante bobagem e que hoje está conseguindo levar uma vida legal e principalmente, SEM DROGAS. Meu e-mail é bi.ela2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Só mais uma coisa...concordo quando vcs dizem que uma recaída pode ser fatal...jpa vi muito dependente dizendo que iria cheirar só mais uma vez, de despedida e não conseguir sobreviver.

    ResponderExcluir
  9. Oi...
    Li e estou lendo todas as histórias. Isabela parabéns pelo blog e pela força, imagino que não seja fácil transcrever tudo que sua irmã passou.
    Pelas palavras dela, vejo que sua irmã era uma ótima pessoa e há quem pensa que essas coisas só acontecem com as pessoas más.
    Nunca me envolvi com droga, até os meu 19 anos era totalmente préconceituosa assim foi até arrumar um namorado.
    No começo do namoro era natural, sair com os amigos e tals, as vezes estava junto... bebida curtição e só, aprendi a beber com ele e a fumar também, na verdade retiro o que eu disse... eu uso droga até hoje, só que essa é aceita pela sociedade, mas por enquanto ainda dá pra levar, morro de medo dessas coisas, mas voltando...No começo do namoro não percebia em como meu namorado estava ficando diferente... Dormia de mais, as vezes não ia em casa e nunca tinha dinheiro ( detalhe recebia por semana), alguns meses passaram e um dia sai com a galera, amigos dele e em deslize dele, encontrei um saquinho de cocaína no seu bolso.
    Pra mim foi um choque, nunca havia me envolvido com pessoas assim, queria distância... fiquei magoada, brigamos, terminamos, mas ele disse que iria parar e eu não sabia o quanto era dificil, pensei que fosse fácil, afinal fazia um mal danado...
    Fui uma tola, ele não parou e as coisas foram piorando... Um dia ele chegou na minha casa a noite chorando, dizendo que precisava de ajuda,ia sair da casa dele, morar com a avó para se afastar das drogas. Meu mundo desabou... um namorado drogado, chorei muito... Foi uma fase dificil pra mim e pra familia dele.
    Pensei, que ai sim seria fácil, estava perto da gente, mas que nada.
    Houvi muitos comentários aqui, de pessoas dizendo que poderiam ter feito mais, mas infelizmente quando a pessoa não quer. Quantas vezes conversamos com ele, quer conselho melhor do que as pessoas que moram e convivem com vc, mas não adiantou.
    Eu li as caractristicas de quem usa droga, chorei lendo isso. Vi que por mais que eu me enganava não dava pra esconder.
    Ele dormia de mais e colocava a culpa no videogame, ou computador até as 6 da manhã
    Ganhava mais do que eu e meu salário pagava as suas contas.
    Durante muito tempo eu tentei ajudar, mas tudo isso me sufocou eu me perdi junto com ele. Não podia contar para ninguém que convivia com isso, pois sabia que elas me aconselhariam a deixar ele de lado, mas eu queria ajudar.
    Sofria sozinha sem saber o que fazer... Terminamos muito, porque ele não aceitava os meus cuidados exagerados (a gente sempre exagera, fica com medo de tudo, se vai ao banheiro vc já imagina, se dorme de dia, em fim). Um dia o nosso fim pra sempre, terminamos e não mais voltamos.
    Sinto muito por ele até hoje, pois ele jogou fora muitas oportunidades de melhorar. Hoje quando nos encontramos ele diz que parou, mas acredito que ele não tenha coragem de dizer que ainda é muito fraco.

    Sabe, o depoimento que postaram e diziam sobre como tudo foi muito rápido... o vicio, tratamento e morte. Eu acredito e sigo isso. Eu acredito que as pessoas tenham seus objetivos e não vem nesse mundo por acaso e somos livres pra fazer nossas escolhas e isso acaba atrapalhando na nossa jornada e nós viemos nesse mundo pra evoluir.
    E tão boa era a sua irmã, não sofreu aqui nesse mundo o vicio da carne e a gente sabe como tem gente que chega ao fundo do poço, esse sofrimento acaba não só com a pessoa mais com a família. Sua irmã deve ser um ser maravilhoso não precisou passar por tudo isso, desculpa falar, mas as vezes vejo casos e penso que o Senhor foi quem mandou chamar, pois se continuasse iria ser pior e isso faz com que eu entenda como Deus é maravilhoso.
    Reze sempre pela sua irmã, acredito que ela esteja precisando. A saudades é um sentimento que não dá pra fujir, mas tente sempre mandar sentimentos de paz pra ela, isso ajudará muito.
    Não sei pq escrevi tudo isso, mas fui escrevendo espero não ser inconveniente.
    Beijos e muita Paz

    Nana

    ResponderExcluir