segunda-feira, 19 de julho de 2010

A recuperação fora da clínica

Olá!

Estou impressionada com a quantidade de acessos no blog! Para quem está começando a acompanhar agora, o ideal é ler desde o primeiro post, pois vai contando toda a trajetória da Francine nos vinte e seis dias na clínica de reabilitação. E durante os posts eu vou mostrando um pouco mais da minha irmã. Tem a carta da minha mãe, em abril, que conta tudo o que aconteceu no dia do seu falecimento.
É uma história muito triste, principalmente porque não tem um final feliz. É dolorido mexer na vida dela, expor tudo o que nós passamos. Mas ao mesmo tempo é reconfortante saber que estamos ajudando quem necessita. Quando descobrimos que a Francine estava envolvida com drogas, ficamos totalmente "perdidos", não sabíamos como agir, e não tínhamos ideia da dimensão do problema. De forma alguma imaginávamos que ela poderia voltar a usar, e assim, tão rápido, usar tanto ao ponto do seu organismo não aguentar. O nosso maior medo é que ela sofresse um acidente de carro, matasse outras pessoas. Com isso é que nós nos preocupávamos.
Ninguém imagina que uma pessoa tão bonita, com uma família estruturada, formada, pós-graduada, com uma profissão que ama, pode entrar num mundo desses. E ainda com 25 anos!!!! Ou seja, como uma médica veterinária, que entende como age a droga no organismo, pode se envolver a tal ponto?
Ela gostava muito de sair, fazer festa, beber, se divertir. Como a maioria dos jovens gostam. Normal, mas não passava disso. É essa certeza de que "nunca vai acontecer comigo" que preocupa.
Só para ter uma ideia, nso sábado anterior a sua morte, nós estávamos conversando e não sei porque falamos de crack, uma droga que ela nunca tinha experimentado. Ela me disse assim: Ah Isabela, mas o crack é bem pior, o crack MATA. Como se a droga que ela usava não matasse. Ela não esperava por isso!
Divulguem o blog, mostrem para todos os jovens que vocês conhecem, mostrem como o problema pode estar dentro de casa,  no vizinho, ou tão próximo que ninguém imagina.
Existe aquela pessoa que pode usar drogas a vida toda, esporadicamente, e nunca ficar viciado. Mas tem pessoas que se usar apenas uma vez, já vicia. Então, por que correr esse risco, se a vida é tão bela e temos tanta coisa para aproveitar?
Também acho muito importante o depoimento das pessoas que estão em recuperação, dos que são usuários e estão tentando sair dessa. E daqueles que já estiveram envolvidos e hoje tem uma vida melhor. São depoimentos que ajudam quem está em recuperação e os lê, pois dá força para seguir em frente.
Nessa semana vou começar a postar o que aconteceu com ela na volta para casa. Durante o mês de julho, ela deixou escrito num papel tudo o que se passava pela sua cabeça, como ela estava se sentindo em casa e no trabalho, uma nova vida sem as drogas. E depois, em agosto, ela deixou escrito no seu netbook, ela escrevia no trabalho como se sentia e o que acontecia com a sua vida.
Continuem acompanhando e divulgando!

Um grande beijo
Isabela

19 comentários:

  1. realmente a história da fran é muito triste! Meus pesames para a familia e realmente perder alguem pras drogas não é nada facil, eu tenho exemplos assim em uma parte da minha familia que é um pouco distante de mim. Mas força e por favor continue contando a historia da fran realmente esta nos emocionando muito!

    ResponderExcluir
  2. Continua, continua, eh uma grande licao de vida para todos e com certeza de muita ajuda! Escreva um livro, va para a midia, sua historia com certeza causa impacto! transformando dor em alegria, q grandeza espiritual. parabens, com certeza existem muitos anonimos aqui ansiosos para o proximos capitulos, talvez alguns usuarios de drogas q podem estar abrindo os olhos para a realidade, e deixando de lado a ilusao de q " comigo isso nao acontece".
    forca para vcs
    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Isabela! Conheci seu blog nesse fds e li inteiro. Fiquei impressionada com tudo. Por uma infeliz coincidência meu filho perdeu um amigo na quinta-feira. Ele era usuário de cocaína. Ele estava em uma festa e misturou álcool com ecstasy e cocaína. Fatal! Graças a Deus não temos esse problema em casa, mas conversei mto com ele e mostrei seu blog. Ele leu e chorou e muito. Só disse assim: como pode, né mãe? Fica aqui nossa força e apoio para vc e toda sua família. Que a Francine consiga Descansar em Paz! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Isabela!Conheci seu blog a pouco tempo e já o li todinho tbm.Incrível como a vida da gente é.As vezes não percebemos o quanto frágil somos e assim podendo vir a ter certos problemas em familia.Que Deus continue dando o conforto a todos vocês e que a Fran esteja em paz.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Continue com o blog sim, eu pelo menos o li inteiro no fim de semana, pq a história da Francine emociona, ela era cheia de vida e com umfuturo pela frente como muitos jovens, acho importante divulgar sim, além de que ela tinha talento para escrever né! que a familia esteja em paz!!

    ResponderExcluir
  6. Isabela, li o blog inteiro e gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de propagar tudo pelo que a sua irmã passou. Imagino não ser nada fácil, especialmente pq geralmente, esse tipo de temática é abordada de forma fingida e quase nunca pelo próprio usuário de drogas ou seus parentes, visto que muita hipocrisia e vergonha estão envolvidas. No entanto, ser dependente químico é ser portador de uma doença, e isso pode acontecer e acometer qualquer um.
    Parabéns novamente!
    Estou na espera de posts sobre os dias da Francine pós-clínica.

    P.S.: Estou me formando em Psicologia e fico tentando entender como essa clínica, esse médico e toda a equipe, permitiram à Francine sair da clínica, ter alta, beber etc, sendo que nós, lendo seu diário sem sequer conhecê-la, podemos enxergar claramente que ela não estava pronta. É revoltante!

    No mais, sem mais... é isso!

    Fique com Deus, você e sua família!

    ResponderExcluir
  7. Olá Isabela, conheci o blog agora e também o li inteiro. Há dois anos minha família passou por esse problema, meu irmão caçula (3 anos mais do que eu) em novembro de 2007 sofreu um acidente de carro a trabalho. Quem viu o acidente não sabe como ele está vivo. Ele bateu com o carro na contramão em um poste que caiu no carro no lado dele do motorista. O aciedente poderia ter sido maior, pois na ida, ele estava levando uma gestante de 8 meses e uma criança de 8 anos, além de um botijão de gá cheio atrás do carro. Ele bateu a cabeça, quebrou o fêmur e teve fratura exposta no cotovelo. Nisto já estávamos assutados quando chegamos no hospital, mas o baque maior foi quando a médica chamou meus pais e perguntou se sabíamos se ele usava cocaína, minha mãe arregalou os olhos e disse que não tinha conhecimento, a médica disse que o nariz dele estava com pó e que perguntado a ele, ele afirmou que tinha cheirado. Ele nesse momento estava inconsciente e não falava nada com nada. Depois começamos a ligar os fatos dos últimos meses do comportamento dele. Ele andava muito agressivo, saía sempre, nunca tinha dinheiro, estava distante da família. Ele ficou 20 dias em semi-coma Passou por 2 cirurgias, uma no braço e outra no fêmur, e depois por mais 3 dias devido a uma infecção que pegou no braço. Quando ele estava mais consciente tentamos conversar com ele sobre as drogas, ele nunca assumiu, até hoje ele não assume que usou.
    Procuramos os tais amigos dele nos últimos tempos, e alguns deram a subentender que ele usava sim, mas nenhum confessou abertamente.

    Conversamos muito com ele, passamos a segui-lo e a vigiar os seus passos. Uma vez ele foi a uma festa, eu sempre ia com ele, mas ele me deu perdido e foi sozinho, não voltou pra casa. O procuramos que nem loucos e ele foi aparecer só no outro dia. Ele estava na casa de um traficante, mas disse que foi lá jogar sinuca, voltou com os olhos arregalados e distante.

    O que mais nos incomoda é ele olhar em nossos olhos e dizer que não usa e nunca usou, se ele vê na tv algo sobre drogas é capaz até de criticar e dizer esses drogados tem mais é que morrer.

    Hoje não sabemos se ele usa ou não, vigiamos bastante o comportamento dele e onde ele vai, não fazemos isso discaramente como quando descobrimos. Mas ele voltou a ser uma pessoa apaixonada pela vida. Hoje o seu dinheiro dá pra pagar as contas, a faculdades e sua moto. Além disso está fazendo planos de casamento. Conversa bastante com a família e não saí mais pra baladas. Nas vezes que vai, vai me acompanhando.

    Sei que não foi culpa da família porque minha mãe tanto eu quanto a ele, sempre nos orientou a ficar longe disso, aliás, essa era uma das coisas que ela mais temia na vida. A gente vive vigiando ele, e como disse se ainda está usando o faz muito bem feito, mas seu comportamento não indica que está fazendo. Mesmo assim não o deixamos de vigiar.

    É díficl a família se sente fracassada e impotente, pois depende deles decidir sair ou não dessa vida, e mesmo assim é preciso ter muita força, já que o vício domina o corpo e pessoa passa a não responder mais por suas vontades. A família tem que apoiar sempre, mas se eles não têm vontade não vai adiantar. Além disso quase aconteceu com ele o que a sua família também temia, um acidente de carro com outras vítimas. Graças a Deus ele estava voltando e a mulher e os filhos não estavam mais com ele e nem o botijão cheio.

    Lendo a história de sua irmã, me vem tudo o que minha família passou, a descoberta que para gente é sempre tarde demais, e o medo de isso voltar a acontecer.

    Você já pensou em fazer desse blog um livro? Tanto com os relatos da Francine, como também as observações e informações da sua família?

    Deixo aqui minha gratidão por esse blog, e o desejo de conforto para toda a família, e a esperança que esse blog possa ajudar mais pessoas, as que têm esse vício e também as famílias que lidam com essas pessoas.

    Grande abraço, Drica.

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabela, conheci o blog através do Manieri... sempre que posso to divulgando! Sei como é dificil o que vcs passaram, vivo uma situação parecida e só Deus pra saber o tamanho da nossa luta! A Fran devia ser um anjo que não soube fazer as escolhas certas, mas agora ela deve ta ao lado de Deus! Força pra vc e toda sua familia sempre! Parabéns pela coragem e iniciativa. Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  9. Olá Isabela, conheci o blog na noite de sábado e só sai daqui por volta das 03:30 da manhã de domingo qdo consegui ler todo o conteudo, por mais que o sono batia, não consegui ir deitar sem antes terminar, chorei em vários momentos e ri em vários outros, a Francine era uma pessoa SENSACIONAL, imagino o qto vc e sua familia são gratos por ter convivido com ela, infelizmente tem a dor por ela ter ido tão jovem, mas fica a alegria da convivencia, é isso que vocês tem que guardar, esses 26 anos mto bem vividos ao lado dela! É uma luta dura, só quem passou sabe, mas parabéns pela força e coragem em divulgar a "vida" dela para ajudar o próximo, de onde ela está, pode ter certeza de que está feliz por essa iniciativa, Deus te Abençoe! Estarei divulgando o Blog no meu orkut, afinal ele tem um conteudo que pode salvar e restaurar vidas!
    Um grande beijo pra vc e sua familia, fiquem na Paz de Deus! Flávia

    ResponderExcluir
  10. Por favor transcreva este diário para um livro, vale a pena ser levado para todos, é um problema que deve servir de alerta para todos, não pensem que a cocaína e droga de adolescente, muito pelo contrário, empresários usam cada vez mais para fugirem dos seus problemas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Isabela,

    sei que tá sendo dificil pra vc continuar essa hst!

    continuarei aqui acompanhando!
    e o pessoal do j quest? chegram a saber já?
    ela gostava mto deles neh?
    Bjao!

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente....
    É necessário que se escreva um livro com esses relatos todos...
    Sentimentos pela perda tão dolorida.
    Parabéns pela coragem de expor a história de maneira tão altrísta e tb pelo empenho e dedicação que tem demonstrado para com os leitores do blog.
    Abraço e força!!!!

    ResponderExcluir
  13. Estou acompanhando o Blog! É muito útil para poder alertar as pessoas, que acham que só em um experimento, não vão viciar! Pois, se você gostar, amigo... é um caminho sem volta!

    ResponderExcluir
  14. OI, parabéns pelo blog, conheci através de uma comunidade no orkut!
    Estou lendo apenas um post por dia com medo de chegar logo na pagina atual e não ter mais nada o que ler.
    Nossa como é "Pegante" a história da sua famiia, pena que não é uma historia com final feliz, mas pelo que voce vem fazendo vai trazer muitas felicidades para outras familias.
    abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
  15. Isabela, Por favor, coloque esta minha homenagem à Francine, pois a história dela me comoveu demais e eu me apaixonei pela garota, menina-mulher que queria ganhar o mundo! lendo o blog, por mais que soubéssemos o final era impossível não torcer junto com ela pela vitória! Incrivel né? por mais que o tempo passe parece que continuo torcendo...






    Quando Rei Lear morre no 5o ato sabe o que Shakespeare escreveu?


    Ele morre! ... só isso, mais nada! sem fanfarra, sem metáforas, sem palavras finais brilhantes. O ponto culminante da obra mais influente da literatura dramatica é: - Ele morre.


    Ele morre! Precisa ser Shakespeare, um gênio pra bolar isso, Ele morre!
    Ainda assim toda vez que leio estas duas palavras eu me vejo as voltas com um desassossego, e eu sei que é natural ficar triste, mas nao pelas palavras "ele morre" mas por causa da vida que vimos antes dessas palavras! "Ele morre"




    Eu vivi todos os os meus 5 atos! e nao estou pedindo que voce fique feliz por eu partir,


    Estou pedindo que apenas vire a página e continue lendo, e deixe a próxima história começar, e se alguém um dia perguntar que fim levei é só contar todas as maravilhas da minha vida e terminar com um simples e modesto: ela morreu...






    A vida é uma oportunidade! Aproveite!


    Lefaye


    http://taroceltaonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. olá fiquei em cantada com as mensagens de
    sua irmã e o quanto era bonita...vc comenta que depois q ela saiu da clinica ela continuou escrevendo,e queria saber o que mais ela escreveu e o que levou a voltar para as drogas...

    ResponderExcluir
  17. Isabela... o blog só seria melhor se o final fosse feliz... mas como nem tdo é como queríamos que fosse...
    Indiquei este blog a uma amiga, cujo namorado "foi" usuário d cocaína e crack, o "foi" pq nao acredito que tenha se recuperado totalmente... ele era mto mais viciado do que a Fran e olha como tudo ocorreu com ela!!! Ele ficou um tempo internado, fazendo uso de medicamentos, acompanhamento psicológico... mas qdo saiu da clínica em seguida voltou a fumar, beber... e na minha cabeça, uma coisa leva a outra...resultado? RECAÍDA... houve nova inernação (após dias e dias de sumiço) mas as internações dele duravam 1 mês no máximo... creio que não seja tempo suficiente para que a pessoa consiga ter controle sobre si!!!
    Os médicos das clínicas cometeram o msmo erro que tiveram com a Fran, infelizmente...
    Essa combinação
    viciado(tentando a reabilitação)+alcool+festas+companhias erradas= RECAÍDAS!!!!!

    Sinto tanto pela Fran como se ela fizesse parte do meu convívio.... a dor que senti lendo cada dia no blog, era como se ela fosse parte da minha família... a mensagem da sua mãe é algo extremamente doloroso, dói no fundo da alma... dói no fundo do coração...
    uma guria com a minha idade, linda, com um futuro bilhante pela frente, com a vida releta de sonhos, com uma família maravilhosa... como é triste!COMO É TRISTE!!!!

    Isso tem que ter FIM!!!

    Desejo de todo coração que Deus e os Espíritos de Luz lhes protejam e guiem a Fran para um lugar de luz, de amor, de perdão!

    Com amor, Francieli

    ResponderExcluir
  18. aahh... e aguardo anciosa pelos próximos posts!!!

    Um abraço querida Isabela

    Francieli

    ResponderExcluir
  19. Isabela, apesar da dor de vocês, muito linda a ideia do blog... Fiquei muito emocionada com tudo o que li... e por ter contato com pessoas que passam com situação da sua irmã e de não ter conseguido ajudar... Por isso gostaria da sua permissão para divulgar o blog/link em meu orkut, através do retorno ao meu email: elainecarvalho81@yahoo.com.br

    Muito obrigada, força e abraço a todos.
    Elaine Carvalho

    ResponderExcluir