sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sobre os últimos dias

Oi Pessoal,

Gostaria de registrar aqui a minha opinião sobre o que aconteceu naqueles dias. A vontade dela sair da clínica era muito grande. Mas vocês podem ver como ela não estava em condições de sair de lá. A dependência era muito grande. Ela tinha vários problemas, a sua instabilidade emocional predominava. É fácil de perceber, durante a leitura do diário, o quanto ela oscilava emocionalmente. Um dia estava de mau humor, xingava todo mundo, reclamava de tudo. Em outro momento já estava feliz, cheia de planos, com a auto-estima lá em cima. Ela dizia para mim que ia voltar a ser a Fran de sempre, alegre, divertida, que todos gostavam. Mas ela não tinha consciência que a caminhada seria muito longa, que ela iria precisar de muito tempo até voltar a ter uma vida normal. Ela nunca teve consciência da doença. Quando o médico deu alta, ela agiu como uma criança mimada, como podemos perceber. Ficou feliz, abraçou o médico, ligou para todo mundo, como quando uma criança ganha um brinquedo novo. Mas a euforia logo passou, quando ela começou a ligar para a família e nós não concordamos totalmente com a atitude do médico. Eu sabia que ela não estava pronta. Vocês vão ler como foi o comportamento dela logo que saiu da clínica. Toda aquela alegria já tinha passado.
Bem, hoje faz 9 meses. Parece mentira. Parece que tudo é um pesadelo. Ainda não conseguimos acreditar ou aceitar que a vida está continuando sem ela. A dor é imensa, ficamos perdidos, sem saber como agir, como lidar com toda a situação. A saudade é enorme. A vontade de conversar, de abraçar, de sentir o cheiro dela, é tudo muito horrível. As vezes dá vontade de morrer junto, de desistir de tudo, porque é muito forte a dor de viver com essa perda, a perda de uma pessoa que amamos tanto. Uma pessoa que faz parte da nossa vida, que está presente no nosso dia a dia, compartilhando as nossas alegrias e tristezas. Eu sinto tanta falta de ligar para ela! Nós brigávamos, eu discordava das atitudes dela, mas ela era minha confidente. Ela vinha para a minha casa e era como se fosse a casa dela, ficávamos no sofá vendo televisão, conversando, comendo, brincando com a Clara. Isso eu não vou ter com mais ninguém. Porque agora eu entendo quando dizem que alguém é insubstituível. Posso ter vários filhos um dia, vários amigos,  a minha família, mas a Francine não existe mais, essa pessoa viveu conosco por 26 anos, e agora ela se foi, e não volta. As suas características eram únicas, ela era única. E não vai envelhecer conosco. E isso é muito terrível.
Muito obrigada a todos que acompanham o blog. Não esqueçam de sempre divulgar, porque é importante mostrar para as pessoas o sofrimento de uma família. Espero que assim consiga diminuir um pouco o uso indiscriminado das drogas. Não sei se é possível, mas espero estar ajudando algumas pessoas com todos esses depoimentos.

Um grande beijo
Isabela

5 comentários:

  1. Isabela como eu te entendo,sinto exatamente o q vc sente,faço das suas palavras a minha!!!

    Q SAUDADEEEE.. eu quero ela aqui denovooo... de voltaaaaaaa!!!

    Tenho vários amigos, tenho uma família maravilhosa,um sobrinha linda, namorado, mas cade a minha amiga Fran, q estava ali sempre q eu ligava, q era minha companheira.
    Uma certeza q eu tinha, é q a gente nunca ia nos separar q iamos ficar velinhas juntas, q ja mais estaria sozinha!!! INSUBISTITUÍVEL... por isso está tão dificil de continuar sem a companhia dela!!!

    Carol Souza

    ResponderExcluir
  2. Oi Bela!!!

    Como é difícil ler esses dois últimos posts, principalmente na parte em que ela liga feliz para vocês dando a notícia que iria sair...

    Amanhã é meu aniversário... Já me vem na cabeça todos os primos do meu lado, fazendo bagunça e rindo.. A Fran estaria do meu lado, ou pelo menos me ligaria, ou combinaríamos de sair, fazer alguma coisa quando desse...

    Mas como te disse antes, vou pensar diferente, não vou ficar triste e vou imaginá-la do meu lado, cantando junto comigo.
    Tenho certeza de que ela estará mesmo!!!

    Um beijo,

    Goro!

    ResponderExcluir
  3. Vc esta ajudando sim.... MUITAS PESSOAS....
    Que as vezes não teem noção que estão com esse problemão dentro de casa....
    Infelizmente Isabella.... Não podemos questionar o que Deus prepara para nós e nossos pares.....
    Importante é sempre lembrar de como ela era....
    Talvez o sofrimento dela fosse maior se ela continuasse entre nós....
    Talvez ela não tivesse uma overdose, mas ela se matasse aos poucos, usando todos os dias...
    Deus esteja sempre com vcs...
    Um beijo
    Janaina Marques

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras...só choro...meus sentimentos pela Fran! Já nao consigo mais chama-la de Francine, só de Fran! Ela é adorável! E está esperando pelo reencontro! =)
    Cruel, mas verdade...! Você acha que eu devo mandar esse blog para irma da minha amiga q está passando por isso? Acho que sim né? Tá me ajudando tanto...

    Vou rezar pela Fran hoje! Mesmo nao estando mais aqui...as almas precisam de oraçao!

    Beijos Vi

    ResponderExcluir
  5. Estou há nove dias limpas, os primeiros seriam normais, pq eu ficava uns dias sem mesmo, mas li o diario na semana passada, acho que foi na quinta, dia 2, e resolvi parar. Na sexta seria um dia que eu certamente compraria, e eu desisti. Por mim em primeiro lugar. Sempre por mim. Mas muito muito muito por Francine. Que nunca conheci mas que hoje esta nas minahs orações. Por você, irmã tão maravilhosa que usa a dor como instrumento para que pessoas como eu, melhorem. Hoje estou ansiosa. Ngm sabe de mim. Assim como a Fran, nunca tive problemas com traficante, policia etc. Ngm desconfia. Sempre foi uma caminhada solitária, mas agora eu tenho essa historia, eu tenho a Fran, eu tenho o exemplo dela, e isso me fortalece. Nao sei se conseguirei. Tenho medos. Mas há 9 dias estou limpa e saiba que eh por causa desse diario que estou tendo força de vontade. Sempre quis parar. Mas so agora sinto vontade mesmo, e so agora venço a fissura. Obrigada, mil vezes obrigada.

    ResponderExcluir