quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dias seguintes

Olá!

Tudo o que está escrito no blog, do dia 11/07 ao dia 26/07, a Francine deixou registrado em folhas de papel, escrito a mão. Eram poucas palavras escritas, mais para descrever os seus sentimentos. Acho que o médico pedia isso, para depois mostrar na consulta e eles conversarem sobre o que ela estava sentindo. Termina no dia 26/07, e dia 04/08 ela tem mais alguns dias que foram digitados no seu netbook, que ela utilizava no trabalho. Esses textos são mais longos e não tem todos os dias, mas eu tenho a impressão de que ela apagou alguma coisa, porque termina no dia 29/08 e ainda era uma época que ela não estava tão mal, ainda não havia acontecido a recaída. Ela escrevia durante o trabalho, quando não estava atendendo. Começo a postar esses últimos dias amanhã.
Novamente agradeço todos os comentários, todas as mensagens de carinho das pessoas que estão acompanhando o blog. Ele fica muito mais rico com os comentários de todos. E também é muito importante os depoimentos daqueles que passam por problemas de drogas, que já viveram nesse mundo, que estão em tratamento. São pessoas de coragem, que estão lutando para viver, e esses depoimentos dão força para quem está acompanhando e também precisa de ajuda.
Quando saiu a reportagem no jornal, algumas pessoas fizeram alguns comentários maldosos, falando mal de mim e da minha irmã, que me deixaram chocada e muito desanimada. Mas eu acredito que esses comentários vieram da psicóloga, do médico ou do cara que a Francine se envolveu, como uma forma de defesa, ou talvez para me fazer desistir. Por isso eu coloquei moderação nos comentários, e agora eu leio todos antes de postar. Foram poucos perto dos que eu recebo de mensagens de carinho, mas aqueles com palavras bem duras, difíceis de acreditar que alguém com coração tenha escrito.
Só gostaria de deixar claro aqui que o objetivo do blog é divulgar a história para evitar que outras parecidas aconteçam. Nunca quis mostrar que a minha irmã era uma santa. Tanto que sempre falo que ela adorava uma festa, adorava beber, sair, dançar. Mas que ela não usava drogas, apenas havia experimentado. É isso que eu quero mostrar, uma jovem bonita, com estudo, divertida, que entrou nessa de bobeira e acabou se perdendo tão rápido. Para mostrar aos jovens que devem tomar muito cuidado para não ter o fim que a Francine teve. E para mostrar toda a dor da família que muitas vezes o jovem não percebe.

Eu também sei que ela tem uma grande parcela de culpa nessa história. Ela usou droga porque quis, ninguém obrigou. Mas eu não vou fingir que aceito tudo o que aconteceu. Fica claro que o tratamento foi feito de forma errada, que o médico e a psicóloga cometeram erros gigantescos, que custou a vida de uma pessoa. E é óbvio que eu e minha família temos raiva do cara que ela se envolveu. Imagina, ele a deixou viciada, ela precisou de tratamento, os profissionais erraram, ela reencontrou o cara, teve a recaída e logo faleceu. Somos humanos, sofremos muito com tudo isso. Daríamos qualquer coisa para ter a nossa Francine de volta, com todos os seus defeitos e qualidades, com o seu jeito alegre e mal humorado, com os seus sonhos, a sua vontade de vencer. Ainda não consigo acreditar que ela não está mais aqui conosco, é um sofrimento diário e constante!

Desculpe o desabafo
Um grande beijo

Isabela

31 comentários:

  1. Bem, Isabela... Eu me chamo Roberta Barreira.
    Já li todas as postagens desde o começo do blog, mas nunca havia comentado, mas depois de ler esse post, resolvi comentar.
    Não se deixe abalar por comentários maldosos, a história da Francine é excelente para que sirva de exemplo, e além das drogas, conta a história de uma moça que tem seus problemas tambem, como todas as outras. Eu não tenho problemas com drogas, graças à Deus, e agradeço todos os dias por isso. Pq eu acho q ninguem sofre mais do que a própria pessoa. A história da Francine é bonita, a história de sua família é bonita.
    Por isso, bola pra frente!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Isabela.
    Continuo afirmando que admiro sua coragem e força e também, quero dizer que aqui na minha cidade (Palmitos, no Oeste), estou divulgando muito o seu blog.
    Ele entra nos debates em reuniões do Conselho da Comunidade, onde o tema principal são ações ANTI DROGAS.
    No RS, aonde mora meu namorado e sua família, divulguei para minha cunhada, que trabalha no Conselho Tutelar, e estão fazendo vários trabalhos de conscientização, na escola e comunidade.
    Enfim, espero que essa história possa salvar famílas, e a vida de pessoas que estão nesse sofrimento.
    Peço a Deus, que dê forças a toda sua família, que está em pedaços após essa perda.

    Beeijos
    Aline

    ResponderExcluir
  3. ola querida!
    acredito q, como eu, 99% esta aqui pra te ouvir! Imagino q o sofrimento seja imenso, e q a dor seja imensuravel! Mas coloquemos a grande questao em pauta: o q eh pior - ser vitima ou algoz? a dor da perda ou a dor do remorso? o q vc prefere - ferir ou ser ferido? Olhemos para o ferido e veremos centenas de almas caridosas a lhe prestar socorro...mas e aquele q feriu? Eh verdadeiramente digno de pena...Para curar essa ferida, so ha um antiseptico poderoso: o perdao! Amiga, quebre as algemas do odio e da indiferenca q te prendem a esses "seres humanos". O odio e o ressentimento escravizam, ao passo q o amor liberta. Esse eh o nosso dever de casa.
    te deixo, com uma linda musica da casa de Euripedes
    " nada q nos prenda
    nada q limite
    nada q acorrente o nosso sonho ao chao
    nada q escravize os nossos pensamentos
    pois o amor da asas e nascemos pra voar
    tudo q nos solte
    tudo q liberte
    tudo q nos faca saudaveis e felizes
    tudo q ilumine o corpo o coracao e a mente
    pois o amor da asas
    e o q queremos eh voar
    o universo nos espera, o futuro eh agora..."
    muita paz pra nos.
    Elaine

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, não li o blog inteiro e somente entendi em partes o que aconteceu com a sua irmã. Imagino que deve ter sido horrivel pois em uma parte vc colocou que ela veio a óbito na frente de seus pais. Tenho a idade dela, sou casada e tenho um filho e uma irmã tão linda e maravilhosa quanto a sua. E o mais importante ela ta longe e eu morro de medo. Vou tirar um tempo e ler todo o Blog, mas desde já fico maravilhada com a sua determinação em ajudar as pessoas, e quanto aos comentários não de bola.. sempre tem um imbecil e quanto aos médico e psicologos não se encomode... pode ter certeza que a consciencia é algo terrivel e pode causar estragos bem piores que a droga.
    Siga em frente e coragem.. onde sua irmã estiver ela esta em paz pois a missão dela esta sendo escrita atraves de vc!!
    Abraços e conte comigo para o que precisar!!
    Layana Mantelli

    ResponderExcluir
  5. Olá Isabela...
    Fiquei sabendo do blog através da reportagem no DC... desde aquele dia entro todos os dias e fico imaginando o sofrimento de toda a família... Estou escrevendo para te dar parabéns por ter tido coragem de divulgar a história de uma pessoa tão especial na vida de vocês... Quanto às críticas? Óbvio que são de pessoas que se sentem ameaçadas com esta triste história que vocês viveram... Mas Deus é justo e com certeza acompanhou tudo... Não demora e vem a "recompensa" pra estas pessoas...
    Beijo... Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá Isabela,

    Tenho acompanhado o blog e divulgado, todos os dias venho dar uma olhada, te digo que não desista é um trabalho maravilhoso, não tenho problemas cm drogas e também não tenho na família, mas acredito que esse blog não é envão, é muito bom saber como acontece para nós sabermos como lidar com a situação quando for necessário. Pois ainda a sociedade é muito preconceituosa e acredita que todo drogado é vagabundo, e vc mostra que não tem nada haver com isso, e sim que vão além.
    Parabéns, não desista.....

    ResponderExcluir
  7. Isabela...estou lendo o blog desde ontem, e estou mto emocionada com tudo isso. É impossível pra mim sequer imaginar a dor de vcs, pq nunca perdi alguém tão próximo. O que eu posso lhe dizer é que Fran teve amor durante todo o tempo. Ela foi amada e cuidada por vcs. Vcs realmente foram uma família. Infelizmente as coisas terminaram dessa forma, eu agora não saberia te dizer nada a esse respeito...a gente as vzs (muitas) não entende os planos de Deus. Mas a minha oração é q Ele seja com vcs, q Ele os conforte todos os dias. O tempo não apaga não, eu chego a crer q o tempo nem ao menos ameniza sabe? Pq a saudade é constante e provavelmente aumenta a cada dia. O que acontece é q com o tempo vamos aprendendo a lidar com essa falta.

    Olha só, sei q várias pessoas ja falaram isso..mas eu acho sinceramente q vc deveria escrever um livro. Contar a vida da Fran desde o comecinho, uma biografia dela mesmo, com depoimentos de amigos, fotos, e colocar tbm o diário dela, contar tudo....Com ctz seria mto bom, e certamente ajudaria mtas pessoas. Sabe pq? Pq esse drama parece mto distante da gente Bela, e lendo tudo isso eu sinto como se conhecesse vcs, e isso faz com q eu veja q pode acontecer em qq casa, com qq pessoa.

    Pense nisso.

    Um grande beijo...estou me sentindo próxima de vcs,mesmo sem conhece-las..e gostaria mto de dar um abraço bem apertado em ti agora.

    Parabéns pelo blog, parabéns pela irmã q foi pra Fran, pela mulher q é e que Deus lhe abençoe e guarde seu coração. Um abração pros seus pais tbm.

    Bell, Fortaleza-CE.

    ResponderExcluir
  8. Isabela ,
    Acho muito bonito de sua parte dividar com as pessoas, coisa que você poderia muito bem guardar só para você e sua familia pois trata-se de assunto particular e extremamente doloroso. Nota-se o coração bondoso que há em vc pelo seu gesto. Conheci o blog através da reportagem no DC, anotei num pedacinho de papel e quando cheguei em casa a noite entrei para ver e não consigo mais parar de entrar para ler.
    Não li o blog inteiro ainda, apenas alguns trechos que me fizeram entender sobre a triste história, e estes trechos me fizeram ter vontade de escrever pra vc.
    Lendo o alguns trechos do diário, parece que a Fran esta falando comigo me confidenciandoas suas experiências, parecia que ela fazia parte dos meus amigos, a quais estimo muito. A diferença de idade entre eu e a Fran é de um ano.
    Também li a Carta de sua mãe narrando os fatos do dia em que a Fran partiu e isso me comove bastante, pois igualmente na minha família tenho uma mãezinha que também sofre.Como sofremos com a falta dos entes queridos, como não ficar muitas vezes revoltos por situações que acabaram acontecendo e que poderiam ser diferentes digo isso em virtude do médico e da psicóloga, eles poderiam ter ajudado mais, e poderiam sim. Percebi que em determinado trecho da carta sua mão fala da Tia Nesinha e em passe espiritual, sou de família catolica mais muitos frequentam o espiritismo. Quando li a carta de sua mãe por incrivel que pareça estava lendo um livro do Xico Xavier com psicográfia de Walter o título é AMOR SEM ADEUS com a história veridica da dor de uma mãe com a perda de seu filho, não sei se sua estimada mãezinha gosta de ler livros espiritas ou derepente ela já tenha até lido mais este livro é muito bom para amenizar a dor que ela carrega no peito. Como nos tráz conforto saber através destes livros que ainda vamos reencontrar nossos entes queridos. Como não sofrer com a falta de quem amamos. Mas não deixe sentimentos assim tomarem conta de seu coração, deixe que nele reine somente a alegria, a paz,o amor lembre-se sempre da Fran que fazia brincadeiras, da que ia pra baladas e no dia seguinte contava as coisas para vc, lembre-se só da parte boa .
    Desculpe – me não sei sua orientação religiosa, a minha intenção não é tentar converter ninguém . Mais me sinto agradecida pela sua dedicação a cada dia deixar uma mensagem para todos nós para que possamos ajudar ao próximo, por isso me sinto feliz em poder tentar ajudar a amenizar a dor.
    Muito obrigada pela coragem, que Deus abençoe vc e a toda sua família em particular sua Mãezinha .
    Beijo no coração.
    Patricia

    ResponderExcluir
  9. oii ja comentei akiii...sou assidua e leio todos os dias...profundo esse desabafo...mais tenha certeza Isabela q vc n estah sozinha...se declarando ou nao tenho certeza q esse blog ajudou muitaaa gente...na minha sala em algumas aulas ja citei varias vezes o blog pra esclarecer algumas coisas em relaçao a preconceitos e o mal das pessoas em achar q eh facil deixar algum vicio...pode ser ele droga,bebida,sexo e ate refrigerante,quem consegue ficar do dia pra noite com comer pizza,chocolate,eh assim com a droga tb...de forma mais avasaladora logico,mas n muda muito gente...cmo ja citei antes essa historia faz parte de mim agora...e vou contar a kem estiver por perto..tenho uma irma mais nova e nem gosto de imaginar cmo seria um dia perde-lá.Conte com seus seguidores! beiijos léia

    ResponderExcluir
  10. Isa, continua em frente não dá bola para os mesquinhos e podres de coração. Só não entende o sentido do teu trabalho quem não conhece e não tem uma familia como a nossa e não sabe como era bom ter a minha sissininha junto de no´s .Bjos querida

    ResponderExcluir
  11. Olá Izabela, me chamo Taís e descobri o blog através da reportagem do jornal e desde então não consigo parar de ler, já dei o site do blog para uma amiga que está começando a ter problemas de drogas com sua sobrinha adolescente e ela adorou, mostrou para a mãe da menina e as duas estão acompanhando o blog também, espero do fundo do coração que sirva de lição para ela e que o triste fim que a Francine teve não venha acontecer com essa família pois eu acho que nenhuma mãe merece passar pelo que sua mãe passou. O blog mexeu muito comigo, agora toda vez que passo em frente a praia mole eu me lembro da Francine, parece que ela era minha amiga, muito estranho a sensação que tenho quando passo lá e lembro dela. Tenho pedido muito por ela em minhas orações e por vocês também.Continue divulgando o blog e escrevendo pois você está ajudando muitas famílias.
    Obrigada por dividir essa triste história com todos nós e muita força para suportar a dor de não ter mais a presença dela nas suas vidas, mais ela está olhando por vocês e te dando forças para escrever tudo isso.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabela

    Tenho acompanhado o blog a bastante tempo, conheci ele através de uma prima de vocês aqui de Itajaí.
    Talvez quando vc começou a escrever o blog não fizesse idéia do quanto ajudaria as pessoas, e digo em todos os sentidos, não só as pessoas que estão passando por problemas com drogas, e sim todos nós que de uma maneira ou outra aprendemos algo com tudo isso.
    Eu nunca tive nenhum envolvimento com drogas, mas acho que ninguém está livre, todos nós temos teto de vidro e julgar os outros é muito complicado.
    Imagino o quanto é difícil aceitar que uma veterinária, adulta, que sempre teve de tudo, caiu nesse vicio. A verdade é que talvez ela estivesse em um momento de fraqueza,passando por algum problema que talvez ninguém soubesse, ou talvez tenha sido inconsequente mesmo, mas com toda certeza ela nunca pensou que poderia acabar assim,nunca pensou que causaria tanto sofrimento a todos vocês, se ela imaginasse que seria assim, faria tudo diferente. Mas a vida não da segunda chance e acredito que ela foi escolhida para servir de exemplo a várias outras pessoas que talvez já tenham se salvado graças a história dela, e a sua maravilhosa iniciativa.
    Parabéns por tudo que você tem feito, não deve ser fácil ler as coisas que ela escrevia e sentir que o tempo não volta, e que não há mais nada a fazer. Deve dar uma vontade enorme de ter super poderes e voltar no tempo para avisá-la o que aconteceria a tempo de ela parar com tudo.
    Este mundo anda muito injusto, tirando das pessoas o que mais amam.
    Eu não consigo nem imaginar o sofrimento de vocês, me dói só de pensar em perder uma pessoa próxima, e deve ser muito pior quando se perde para as drogas.
    Quanto às pessoas maldosas que participaram deste episódio, tudo que se faz aqui...aqui mesmo se paga. Deus está olhando e cabe a ele dar o que cada um merece.
    Continue tendo tanta força, você está ajudando muita gente.

    Um beijo enorme pra você e toda sua família.

    Com carinho.

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabela,

    Já tem um tempo que eu acompanho o blog. Além de ler os posts eu também leio os comentários.
    Eu faço parte daquelas pessoas que te agradecem por estar ajundando a milhares de pessoas que passam por uma situação dessa. Você e sua família, mais do que ninguém, sabem quem era a Fran e qual a verdadeira situação em que ela se encontrava. O médico errou, a psicóloga errou. Afinal, eles são profissionais e, estavam tratando de uma pessoa doente, que merecia cuidado,tratamento especial e adequado.
    Não desista. Não deixe que mais jovens morram!!!

    ResponderExcluir
  14. ola Isabela!!!
    Comecei a acompanhar o blog depois da reportagem do DC. ja li elE completo e dia apos dia ficava sempre esperando um tempinho livre para continuar lendo. a sensação que tiver apos ler e a de que eu tivesse acompanhado de perto, participado da vida da Fran ou que eu a conhecia. Nunca usei drogas e tambem ninguem da minha familia que tenha usado, mas ela sempre fez parte da minha ''vida'' ou digamos convivo social..pois tive muitos colegas que as drogas abraçarao. uns ainda estao nelas outros as drogas levaram. achei maravilhos seu blog. e como cada um tem uma opiniao diferente a minha e a seguinte quem ta no mundo das drogas nao gosta muito de opiniao, de conselho axao que as drogao lhe dao tudo ne. mais tenho certeza que se blog ira ajudar muito as familia dessas pessoas, a intender, a ajudar e reconhecer os sintomas, pois muitos tapao os olhos e so axam que ''comigo, com meu filho, irmao ... isso nao vai acontecer'' mas infelizmente hj em dias elas (as drogas) estao e todos os lugares. nao precisa ir muito longe para comprar. prova disso sao nossas crianças, nossos futuros que tambem estao nesse mundo das drogas.
    para vc e sua familia que Deus os ilumine e cubra com sua mao o sofrimento de todos. e parabens pela sua iniciativa. todos sabemos o que as drogas causam, como agem apos o consumo e como sao os internamentos. mas nunca ' pelo menos eu) nao sabia como era o dia a dia dessas pessoas nas clinicas, seus pensamentos, sua duvidas, seus medos....

    e isso ai...um grande bj!

    Adriana - Criciuma - Sc

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Isabela. Meu nome é Daniele e queria dizer que, fiquei sabendo da história de sua irmã por um grande acaso, em uma comunidade do orkut. A história de vida dela é muito bonita.Pelo o que eu pude ler, ela era uma pessoa muito guerreira que lutava por seus ideais.
    Á tempos venhos lendo as postangens e isso me ajudou muito, de certa forma. Me fez refletir MUITO sobre qual caminho eu estava seguindo e as reações que essa ação poderia me trazer. Refleti muito, coloquei-me no lugar de sua irmã. Me ajudou muito.
    Lamento muito pela perda. Sei como é difícil, porque eu também já perdi uma das pessoas que mais amava na minha vida. Não é nada fácil. Mas, enfim, não se deixe abalar por certos comentários e continue escrevendo porque isso de certa forma pode ajudar muitas pessoas, como no meu caso.
    Um grande abraço para você e para toda sua família, que Deus vos abençoe e vos guarde, do fundo do meu coração.
    Até mais.


    Daniele.

    ResponderExcluir
  16. Não dê atenção a meia dúzia de comentários de pessoas maldosas, essas pessoas são mal amadas, se acham donas da razão, perfeitas, mas no fundo são pobres de espíritos.
    Esse blog ajuda muitas pessoas, com certeza muito mais pessoas se sentem ajudadas aqui do que "incomodadas"...Continue esse trabalho, se A Francine puder ver, com certeza ela apoiaria, e isso que importa!
    Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  17. Isabela... tenho acompanhado o blog há duas semanas (e já indiquei pra muita gente aki de Recife/PE e região). O conheci atrevez de um amigo...
    Chorei muitas vezes com tudo que a Fran escreveu, em imaginar o sofrimento da família e, principalmente, com a carta de sua mãe.
    Não se incomode com os comentários contrários e maldosos... eles sempre virão...é só superar...
    Essa sua ideia é de suma importancia...
    e Peço autorização para usar a história da Francine nas minhas aulas (sou prof de português, mas gosto de fazer um trabalho social com meus alunos - de conscientização).
    TODA FORÇA
    E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊ E SUA FAMÍLIA... CONTINUE DANDO FORÇAS PARA VOCÊS CONTINUAREM.

    ResponderExcluir
  18. Olá Isabela, como você está? Espero que na paz.
    Assim como muitas pessoas, descobri o blog através da reportagem do DC. Já li todos os posts, e fiquei bastante tocada com a história da sua irmã, uma história com um fim lamentável e triste para uma jovem tão bela, inteligente e querida, como a Fran parece ter sido.
    Lendo todo o diário dela, do começo ao final do tratamento, teve algo que me chamou bastante a atenção: o progresso dele, no sentido negativo da coisa, isto é de certa forma notável. Não sei se por efeito dos medicamentos ou algo do tipo (talvez você que acompanhou de perto tudo possa falar melhor), mas a impressão que tive foi de que nos primeiros dias ela estava muito mais tranquila e consciente, e com o passar do tempo foi se tornando uma pessoa ansiosa, querendo sair o quanto antes daquele lugar, até um pouco mais nervosa do que no começo do tratamento. Não sou psicóloga nem especialista no assunto, mas com isso me ponho a pensar se os nossos jovens realmente estão recebendo o melhor tratamento nas clínicas, o tratamento que realmente merecem e precisam. Um dependente precisa, mais do que ninguém, de muita atenção e cuidado durante todo o processo, mas será que as clínicas, médicos e enfermeiros estão preparados para dar todo esse suporte? E a medicação, com o passar do tempo ajuda a melhorar ou piora o tratamento? Fica a reflexão...
    Um forte abraço, e muita força e luz para toda a sua família, obrigada por compartilhar a história da Fran com todos nós.

    ResponderExcluir
  19. Oi Isabela, tudo bem?
    Acompanho o blog sempre e te admiro demais pela sua atitude, coragem e força de vontade. É uma pena a Fran ter "nos" deixado assim, acho a Fran linda, LINDA!
    Tudo de bom pra vocês.
    Com carinho,
    beijos!

    ResponderExcluir
  20. è Isa, coloquei até um topico OFF na pgm sobre drogas e drogadicção, so não sei quando o dorta ( dono da comunidade) vai apagar . Mas é isso ai minha amiga ...

    Bom fim de semana ..

    Luiz Rocha

    ResponderExcluir
  21. Isabella, tenho acompanhado seu blog a algum tempo, como vc deve ter reparado...
    Deixe quem quiser comentar que comente... e todas as vezes que vc receber um comentário desses maldosos, lembre-se que vc deve ter mais força ainda para continuar, porque esses "adultos" que se dizem médicos e os bambambam do mundo do tráfico, não passam de seres miseráveis que não teem o carater a capacidade de reconhecerem que eles mesmos são os perdedores, eles mesmos que morrem a cada dia....
    Quando escolhemos uma profissão, devemos fazer isso porque AMAMOS, e quando cuidamos das vidas das pessoas, devemos ter cuidado em dobro... As pessoas fracassadas não conseguem, e por persistirem no erro acabam prejudicando outras pessoas, que foi o caso da Francine.
    Já esse senhor que a fez conhecer " a viajem mais louca da vida dela", foi tão fracassado, que quando viu que ela estava bem e ele estava na "M", resolveu fazer o mal em dobro.... TENHO PENA DELE, QUANDO ELE PARTIR DESSA PARA UMA MELHOR...Digo que tenho pena dele lá.... porque onde ele irá ficar tenho certeza que terão muitos esperando por ele....
    Santos, ninguem é.... Sua irmão era uma jovem como qualquer outra, curtindo a vida.... Uma pena que com pessoas erradas....
    FORÇA ISABELLA.... NÃO DEIXE CAIR A PETECA NÃO.....


    Um beijo

    Janaina marques
    http://osmeusloucosdias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. SEMPRE FUI MUITO FESTEIRA. MAS MEU PROBLEMA ERA A BEBIDA. NAO ME CONSIDERO ALCOOLATRA, POIS SÓ BEBIA EM FESTAS, BARZINHOS, ETC... MAS QUANDO BEBIA FAZIA EM DEMASIA, SEM LIMITES. FICAVA MEIO FORA DE MIM, NAO TINHA NOÇAO DO PERIGO QUE ESTAVA CORRENDO POIS MISTURAVA BEBIDA COM DIAZEPAN. ESTOU LIMPA A 2 MESES. A BEBIDA ACABOU COM O MEU CASAMENTO, POIS FICAVA LOUCA E AGRESSIVA, E O MARIDO NAO AGUENTOU. NAO SOU MAIS NENHUMA MENININHA TENHO A IDADE DA FRAN. AGORA LUTO PARA ME LIVRAR DO VICÍO EM

    ResponderExcluir
  23. eu leio esse blog a pouco tempo mais já li tudo antes desse post e nunca comentei mais hj queria pedir que você tenha persistencia e não sei deixe afetar por aqueles que falam de ti ou da tua irmã essas pessoas parecem nunca ter sentido nada parecido com o q vc e sua familia ainda sentem a dor de perder um parente tão próximo assim para as drogas é algo terrível, eu sei pq já perdi e a sensação de impotencia é enorme e vc fica imaginando se fez algo que ajudou na recaída e a dor é imensa.
    queria dizer que vc é muito forte por conseguir reviver tudo assim e que não pare por causa de uns poucos que não tem a mesma coragem queria eu ter a sua para falar publicamente sobre a minha irmã, tambem falaram mal dela e de mim após a sua morte então não deixe se afetar por isso.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite ! Adorei a iniciativa, dia 13 de agosto agora, tive uma recaida, ja fui internado no Bairral, so q desta vez eu tive over, fikei so em hospital com tratamento clinico e psiquiatrico. sai do hospital sexta agora, a pior coisa é a recaida pois vc quer td q naum usou , e ae o perigo. estou acompanhando o blog. luto contra a droga faz 4 anos... desta vez fikei limpo meses, eu naum posso beber. axo q dessa vez como estou empenhado, desfiz de um namoro pois ela adora sair se divertir, amo ela mas... ela naum pode ficar presa a mim, pois sei dos gostos dela e eu naum posso, doe dizer, mas agora preciso me amar, sabe.... tds vezes q brigamos , largamos ela bebia ia para festas, sempre sorridente
    cmg, naum sorria, eu decidi largar para me tratar e sofrer sozinho....

    ResponderExcluir
  25. Para a pessoa que escreveu que teve uma recaída. Não desista de viver, continue lutando contra a droga. Você teve uma overdose, poderia ter tido o mesmo fim da minha irmã, sem querer. Pense nisso para te dar mais força. A gente acha que a Francine não queria se matar, só queria aproveitar o máximo da droga para depois se internar novamente. Iamgina quando ela percebeu que nada do que ela tinha planejado deu certo? Agora não tem mais volta e todos nós estamos sofrendo!
    Abraços
    e muito força!
    Isabela

    ResponderExcluir
  26. Oi Isabela, continue firme, sem duvida a sua jornada com o blog e o papel dele ainda não terminou! Força. Cesar Jr

    ResponderExcluir
  27. Oi Isabella,
    meus sentimentos por sua irmã
    eu trabalho com dependencia quimica ha 2 anos
    trabalho numa casa evangelica, que ja existe ha 25 anos na Bahia
    possuimos duas equipes,
    uma equipe que passa o dia
    de psicologos, psicanalistas, professores, e assistentes sociais e
    a outra equipe que sao os tecnicos em dependencia quimica, que acompanham os internos
    o nosso unico Remedio, é Jesus
    mas, lendo estas postagens me sinto tao triste
    coisas que poderiam ser evitadas
    sinais tao obvios
    e o grupo que a tratava nao identificou
    quanto ao rapaz que a viciou, ele é tao doente quanto todos os outros
    a droga faz isto, é a forma de sustentar o vicio
    e alastrando o mesmo
    bem, passei este link para meus colegas, algumas passagens tenho trabalhado em sala de aula
    alertando nossos jovens
    hoje Isabella, recebemos mães desesperadas com filhos de 8 anos de idade envolvidos
    crianças...
    vitimas desta miseria que so traz dor e sofrimento
    bem, vou encerrar
    soqueria que recebesse meu abraço e apoio
    e que o trabalho que vc esta fazendo é muito bonito
    transformando sua dor em aviso para tantas pessoas
    Deus te conforte, te guarde e ilumine

    ResponderExcluir
  28. Isabela, não se deixe abater por comentários negativos, sua atitude é um ato de generosidade sem tamanho. Muita força para vc e sua família! Um grande abraço! Claudia - Salvador-BA

    ResponderExcluir
  29. Oi Isabela,

    Não se desculpe pelo desabafo e não se explique para esse médicos afim de somente ganhar $ e nem aí para o paciente! Existem de monte, assim como os governadores corruptos! Que raiva! Eu não conheci a Fran, nem conheço vc e sua família, mas sofro junto lendo isso aqui, mesmo que bem atrasada, pois só descobri o blog agora...1 ano dps! =/ Minha amiga que esta com o mesmo problema e a familia dela, estao sofrendo demais, e é horrivel vc se sentir ipotente e incapaz de diminuir o tal sofrimento!
    Ela tbm passou por medicos horriveis e inclusive foi internada numa clinica horrivel aqui no Rio de Janeiro, dps vou descobrir o nome...
    Que saco isso! =(
    Beijos Vi

    ResponderExcluir
  30. Olá Isabela. Você está totalmente certa. Digo isso pois comentei em um outro texto, no que você fala do cara com quem ela se relacionou. Talvez meu comentários possa parecer um pouco duro, mas não foi de maldade. Também já sofri muito com a dependência química de um ente muito próximo e muito querido e me tornei um pouco mais realista sobre o assunto. Mas sei que eles também sofrem MUITO com isso, com a vontade de usar ou simplesmente de beber, as depressões, as mudanças de humor e principalmente com a recaída e ideia de derrota. Agora, quanto ao médico e a psicóloga, sem comentários... Bando de incompetentes, erraram feio, coisas que nem um leigo erraria... Sei lá, querem tratar um dependente químico como se não tivessem nada, como se fossem totalmente conscientes... Se fosse assim eles não precisariam de tratamento especializado, bastaria a família conversar, dar amor e carinho. Mas não é assim, a família tem que estar junto no processo até para entender. E eu não entendo nada de medicação mas desconfio que a medicação também poderia estar atrapalhando. Pois pelo que sei a medicação deveria acalmá-la, diminuir essas alterações de humor tão drásticas e diminuir a depressão que ela sentia. Mas parece que o único efeito dos remédios todos que ela tomava era de capotá-la, dar sono e nada mais...
    Fico muito triste com a história da Fran, mas também fico muito indignada! Poxa, é uma doença tão difícil, mas tão antiga também, e até hoje os tratamentos são caríssimos e muita das vezes ineficazes, por causa de péssimos profissionais...
    Agradeço a você ter disponibilizado esse conteúdo, sei que faz tem que não posta mais com a frequência do início, que não tem mais escritos da Fran pra postar... mas conheci o blog agora e estou fazendo como você recomendou: lendo tudo, desde o início. Vi também no blog da Poly que vão lançar um livro, eu acho ótimo e gostaria que virasse um filme. Ou pelo menos que inspirasse um filme baseado em fatos reais... Força, fé e coragem para vocês seguirem em frente, é o que desejo!

    ResponderExcluir
  31. eu também odeio o cara ue viciou minha filha com 17 anos. Mais graças a Deus ela teve melhor sorte que sua irma. Ela também teve 2 recaidas

    ResponderExcluir